Como fazer legumes assados

Decidimos reunir em um post dicas de como fazer legumes assados que certamente vão facilitar seu dia a dia na cozinha.

Como fazer legumes assados - naminhapanela.com
Aprenda como fazer legumes assados perfeitos com dicas simples!

Um acompanhamento delicioso, prático e versátil

É provável que esse seja um dos acompanhamentos que mais faço por aqui. Isso porque além de ficar delicioso, independente da mistura que eu faça é super prático.

O único trabalho que você vai ter é cortar os legumes, escolher os temperos e deixar assando enquanto agiliza outros preparos.

Além disso, é uma ótima forma de aproveitar os legumes que estão sobrando e que não queremos que estrague.

Como fazer legumes assados - naminhapanela.com

Dicas para legumes assados perfeitos

De fato não tem muito erro, mas com a prática fui percebendo que com algumas dicas é possível fazer legumes perfeitos, como por exemplo:

  • O corte dos legumes é um passo super importante. Isso porque cada um deles tem um tempo para ficar pronto e dessa maneira é importante que os que assam mais rápido estejam em pedaços maiores dos que os que assam mais lentamente;
  • Unte sua forma. Antigamente eu usava o papel alumínio para o fundo dos assados, mas parei de fazer isso depois que descobri e ele libera partículas não tão legais para a sua saúde. Se preferir, use um tapete de silicone para forrar sua forma. De qualquer forma, eu geralmente asso direto na minha forma (gosto de usar vidro ou cerâmica) untando a mesma com um pouco de azeite;
  • O grande segredo é temperar bem. E, certamente, você pode variar e incluir os seus temperos favoritos. O importante é você envolver seus legumes com azeite de oliva, que vai ajudar na textura assim como ao tempero grudar;
  • Prepare seus legumes em temperatura média. Até dá para fazer em temperatura alta, o que definitivamente deixa uma casquinha mais crocante, mas você vai precisar ficar de olho para não queimar. De qualquer maneira, o ideal é dar uma mexida nos legumes na metade do tempo de forno, assim eles ficarão assados por igual.

Quanto tempo para assar cada legumes

Como falei anteriormente, cada legumes tem um tempo médio para que fique macio e saboroso.

E para ajudar ainda mais, preparamos um gráfico com o tempo médio de forno dos legumes que geralmente são os mais utilizados.

Como fazer legumes assados - naminhapanela.com
Salve essa imagem no seu Pinterest para não perder essas dicas

Como deixar meus legumes ainda mais nutritivos

Com toda a certeza, fazer um mix de diferentes legumes vai deixar o seu preparo mais rico de ingredientes. Afinal, quanto mais cor, mais nutrição.

Mas tem alguns truques que podem ajudar ainda mais:

  • Inclua sementes como de girassol e abóbora;
  • Adicionar chia, lentilha ou gergelim também é uma ótima opção;
  • Assim como usar temperos funcionais, como a cúrcuma, a pimenta do reino e até mesmo a levedura nutricional;
  • Incluir ervas frescas também ajudam no sabor e na nutrição. Aliás, minha dica é deixar para mistura-las após retirar os legumes do forno.

Confira mais receitas para aproveitar seus legumes

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

12 comments on “Como fazer legumes assados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *