Busque por uma receita!

Como fazer legumes assados

por
18 de junho de 2020 16:07

Um guia para assar seus legumes

Decidimos reunir em um post dicas de como fazer legumes assados que certamente vão facilitar seu dia a dia na cozinha.

Um acompanhamento delicioso, prático e versátil

É provável que esse seja um dos acompanhamentos que mais faço por aqui. Isso porque além de ficar delicioso, independente da mistura que eu faça é super prático.

O único trabalho que você vai ter é cortar os legumes, escolher os temperos e deixar assando enquanto agiliza outros preparos.

Além disso, é uma ótima forma de aproveitar os legumes que estão sobrando e que não queremos que estrague.

Dicas para legumes assados perfeitos

De fato não tem muito erro, mas com a prática fui percebendo que com algumas dicas é possível fazer legumes perfeitos, como por exemplo:

  • O corte dos legumes é um passo super importante. Isso porque cada um deles tem um tempo para ficar pronto e dessa maneira é importante que os que assam mais rápido estejam em pedaços maiores dos que os que assam mais lentamente;
  • Unte sua forma. Antigamente eu usava o papel alumínio para o fundo dos assados, mas parei de fazer isso depois que descobri e ele libera partículas não tão legais para a sua saúde. Se preferir, use um tapete de silicone para forrar sua forma. De qualquer forma, eu geralmente asso direto na minha forma (gosto de usar vidro ou cerâmica) untando a mesma com um pouco de azeite;
  • O grande segredo é temperar bem. E, certamente, você pode variar e incluir os seus temperos favoritos. O importante é você envolver seus legumes com azeite de oliva, que vai ajudar na textura assim como ao tempero grudar;
  • Prepare seus legumes em temperatura média. Até dá para fazer em temperatura alta, o que definitivamente deixa uma casquinha mais crocante, mas você vai precisar ficar de olho para não queimar. De qualquer maneira, o ideal é dar uma mexida nos legumes na metade do tempo de forno, assim eles ficarão assados por igual.

Quanto tempo para assar cada legumes

Como falei anteriormente, cada legumes tem um tempo médio para que fique macio e saboroso.

E para ajudar ainda mais, preparamos um gráfico com o tempo médio de forno dos legumes que geralmente são os mais utilizados.

Como deixar meus legumes ainda mais nutritivos

Com toda a certeza, fazer um mix de diferentes legumes vai deixar o seu preparo mais rico de ingredientes. Afinal, quanto mais cor, mais nutrição.

Mas tem alguns truques que podem ajudar ainda mais:

  • Inclua sementes como de girassol e abóbora;
  • Adicionar chia, lentilha ou gergelim também é uma ótima opção;
  • Assim como usar temperos funcionais, como a cúrcuma, a pimenta do reino e até mesmo a levedura nutricional;
  • Incluir ervas frescas também ajudam no sabor e na nutrição. Aliás, minha dica é deixar para mistura-las após retirar os legumes do forno.

Confira mais receitas para aproveitar seus legumes


Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável e nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.
Você pode fazer parte através dos canais:

Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Receitas recentes

por
23 de setembro de 2020 10:03
por
21 de setembro de 2020 11:00
por
18 de setembro de 2020 10:16
por
16 de setembro de 2020 10:09

Ver comentários

  • Gosto muito de suas receitas. Sinto muito que vocês não permitam que possamos salvar.
    Eu leio e esqueço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

The field is required.