Bolo vegano de chocolate (super fácil!)

Topa fazer um bolo vegano de chocolate comigo? Tão fácil que eu chamo de bolo mais fácil do mundo, além de ser super simples, mega barato e o bolo de chocolate mais gostoso que já comi na vida!

Bolo vegano de chocolate
Fofinho e delicioso, esse bolo de chocolate não leva nem leite e nem ovos! É uma ótima receita para testar e amar!

O melhor bolo de chocolate vegano de todos os tempos

Oi, tudo bem? Não sei se tu já me conhece, mas eu sou Isa, sou vegana e sou colunista do Na minha panela. Antes de tudo, no post anterior ensinei receitas de leites vegetais e eu tinha que trazer alguma receita gostosa pra vocês usarem eles, né?

Esse bolo nasceu num dia que eu queria simplificar ainda mais uma receita que eu fazia e gostava muito. Quando ficou pronto e eu provei, não consegui acreditar que ele tinha ficado ainda mais gostoso, fofinho e úmido, principalmente por ser uma receita tão simples. Virou minha favorita e é campeã entre os meus amigos.

Mas o bolo é sem ovo?

Sabia que você ia perguntar isso! Sim, bolo sem ovo! Apesar de parecer impossível, não é. Crescemos ouvindo que bolo precisa de ovo, no entanto estou aqui para provar o contrário. Felizmente bolo sem ovo é muito possível.

E vai dar certo? Vai crescer? Vaaaai, vai dar certo e vai crescer. E digo mais: não só dá certo, como fica delicioso!

Aqui vão algumas dicas:

Primeiro e mais importante, o bolo não precisa ser batido como os bolos com ovos, misture os ingredientes com delicadeza (pode usar uma colher ou fouet). Sempre pré-aqueça o forno a 180ºC antes de começar a preparar a receita, e, por fim, se não quiser usar leite vegetal, pode usar suco de laranja ou até água (nesse caso eu recomendo que use um pouco menos da medida de leite vegetal).

Receita de Bolo de chocolate vegano

Bolo vegano de chocolate
Yield: 8 porções

Bolo de chocolate vegano

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 35 minutes
Total Time: 40 minutes

Com toda a certeza, essa é a melhor receita de bolo de chocolate vegano que você experimentou.

Ingredients

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • ¼ xícara de cacau 100% em pó;
  • 1 xícara de açúcar;
  • ⅓ xícara de óleo;
  • 1 xícara de leite vegetal (coco, amendoim, aveia, arroz, soja, amêndoas, etc) ou suco de laranja;
  • 2 colheres de chá de fermento;
  • ¼ colher de chá de sal.

Instructions

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C;
  2. Unte uma forma com óleo e cacau em pó;
  3. Em seguida, em uma vasilha, peneire os secos e misture;
  4. Adicione os líquidos e mexa devagar até misturar todos os ingredientes;
  5. Leve para assar por 25-35 minutos ou até passar no teste do palito.

Notes

Recomendo usar xícara e colheres de medidas. Esse é um bolo pequeno, uso forma retangular 20x12 cm, redonda 18 cm ou forma de pudim 2 cm.

E essa calda lindona?

Para fazer uma calda lindona tipo essa aqui embaixo é muito fácil: primeiro misturo chocolate picado (ou em gotas) com um pouquinho de leite vegetal, depois coloco para derreter (costumo fazer em banho maria, mas pode ser no microondas) e por fim, misturo bem. Se quiser, coloque alguns minutos na geladeira ou congelador para firmar um pouco, mexa bem e, pra finalizar, jogue por cima do bolo.

Antes de ir embora, vou deixar uma outra dica: você pode colocar oleaginosas na massa antes de levar para assar. Por exemplo, nessa versão aqui embaixo eu coloquei pedaços de nozes (consegue ver as nozes em algumas áreas?):

Itens que podem ajudar a fazer esse bolo de chocolate fofinho 🛍️

Comprando através dos links abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome dos itens.

  1. Liquidificador: Se você pensa em fazer o leite vegetal em casa, certamente investir em um bom liquidificador é essencial;
  2. Fouet: Como está escrito ali em cima, o ideal é que use um fouet para misturar a massa. Dessa forma, você vai conseguir incorporar ar e deixar o seu bolo ainda mais fofinho.

Guarde essa receita no seu Pinterest

Bolo vegano de chocolate

By Isa

A Isa é baiana, comilona de carteirinha, vegana, ama simplificar a culinária e valoriza muito comida feita em casa. Prefere mil vezes gastar dinheiro com ingredientes do que com restaurantes, adora misturar doce com salgado e sempre vai dormir pensando no que vai comer no dia seguinte.

76 comments on “Bolo vegano de chocolate (super fácil!)”

Boa noite!

Dá pra fazer esse bolo com farinha integral? Eu tenho uma receita de bolo integral de chocolate que vai banana e farinha integral e aveia (meio a meio) que fica maravilhoso, será que dá pra adaptar essa receita vegana?

Eu adapto qq receita q usaria farinha branca pela integral apenas acrescentando mais líquido nela até dar o ponto q seria com a bca e fica bom demais..fica a dica

Oi! Tentei fazer o bolo usando leite de aveia mas ele nao deu certo :/ ele cresceu dentro do forno, mas quando tirei murchou e a parte do meio nao assou direito. Esse leite de aveia eu comprei, tem na composiçao aveia, agua e goma xantana. Sera que pode ter acontecido isso por causa da goma? Obrigadaa! :)

Oie, fiz o bolo e ficou maravilhoso, mas ele cresceu dentro do for e logo após quando fui ver murchou.
Fiz alguma modificações pois meu filho tem alergias alimentares.
Então coloquei farinha de arroz e pra que não ficasse muito pesado acrescentei fécula de batata e farinha de castanha de caju acrescentei um pouco de cada ingrediente ate dar 1xic. Coloquei leite de amêndoas do que sabor baunilha. A minha dúvida mesmo e por ele ter murchado.

Nayra, pode ter sido pelas substituições feitas :-( Pelo que vi vc usou uma farinha mais oleosa (castanha) e um leite também com maior teor de gordura e isso pode ter inferido na estrutura da massa.

Tenho duas filhas alergicas a leite e ovo, fica sensacional. Já fiz com suco de laranja (fica bem levinho).
Mas a melhor combinação que deixou mesmo o melhor gosto, mais fofo, molhado e que daria até para rechear (bolo de festa) foi com óleo de coco e leite de coco de garrafinha.
Muito boa receita.

Amei essa receita!!! Fiz o meu com suco de laranja,. Ficou maravilhoso!!! Muito obrigada por compartilhar! Já estamos nessa jornada a uns oito anos, estou sempre a procura de novas receitas, e essa nos surpreendeu!!!

Ahhhaaaa nós fizemos !!! Com suco de laranja, ficou ótimo! Cresceu pacas além da forma de pudim. O bolo é relativamente simples, mas como fiz com 3 pequenos de menos de 7 anos não foi fácil não

Pessoal eu não entendo muito do universo vegano, meu filho é aplv e gostaria de fazer um bolinho pra ele, o chocolate em pó ou o cacau é permitido para ele?

Fiz hoje a receita, fiz 1/2 xícara aveia e 1/2 xícara farinha de trigo e acrescentei uma banana rsrs. Coloquei só uma colher de fermento e ficou perfeito. Meus meninos amaram. Obrigada pela receita.

Achei perfeito! Usei metade farinha de amêndoas e metade farinha de trigo. Tenho umas sobrinhas veganas e em dois dias já comeram dois!

Oi Isabel,
Na verdade na receita não fala chocolate ao leite, só chocolate mesmo… De qualquer forma, já existem alguns chocolates com leite de vegetal na composição. Como a Isa mora em Portugal, possivelmente usa marcas que não temos acesso. Aqui no Brasil tem que ficar de olho no rótulo mesmo ;-)

Em plena manhã de férias do meu filho fiz este bolo na risca. Ficou muito, muito bom e recebi só elogios. Assistimos o filme Abe lanchando com cappuccino. Ficou perfeito. Parabéns e obrigada pela receita. Tive uma manhã maravilhosa gastando pouco.
GOSTOSO, SABOROSO, FOFINHO… TUDO DE BOM. Só me resta lhe desejar um grande abraço.

Fiz essa receita e ficou perfeito! Todos amaram! Na cobertura coloquei 1 caixa de creme de leite vegano( not milk) gotas de chocolate vegano e acucar mascavo.. divino!

Olá. Não desanime e nunca jogue fora a receita que não deu certo. Ela pode se transformar em outra receita. Vc pode usar o bolo que não cresceu ou que ficou solado por exemplo, para montar um bolo de pote, um pavê…sempre da para salvar a receita.

Pessoal, substituam o leite vegetal por café. Fiz e ficou sensacional! Minha sogra usava café no lugar do leite para os bolos de chocolate e dava muito certo! #ficadica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *