Consumo de ultra processados na infância

O consumo de ultra processados na infância é, sem dúvida, um problema crescente e, que, certamente é uma das principais causas de obesidade infantil. Mas, afinal, você sabe o que são alimentos ultra processados?

Índice de conteúdos

A alimentação infantil saudável

Sem dúvida, a infância é uma fase de intensas modificações. Dessa maneira, a introdução da alimentação e a formação dos hábitos alimentares começam no primeiro ano de vida e vão se desenvolvendo ao longo de toda a infância.

Principalmente nessa fase, é importantíssimo cuidar do que você oferece ao seu filho, já que é nesse momento que as referências de sabor estão sendo construídas.

Ultra processados e a obesidade infantil

Uma indústria alimentícia que traz cada dia mais novidades, assim como a falta de tempo para preparar as refeições em casa, certamente são os principais fatores que contribuem para a construção de maus hábitos alimentares.

O grande problema é que esses hábitos, sem dúvida, estão diretamente associados a diversos prejuízos à saúde, entre eles a obesidade que afeta diversas faixas etárias e vêm atingindo cada vez mais o público infantil.

A obesidade infantil vem crescendo no Brasil em um ritmo acelerado, isso é muito preocupante e é importante você ficar atento para cuidar do que oferece para o seu filho.

Consumo de ultra processados na infância - por nutri Cinthia Assemany

O percentual elevado de crianças com excesso de peso observado no mundo todo, especialmente no Brasil, pode ser explicado pela alta ingestão de açúcar.

Isso acontece porque os alimentos ultra processados, contém grande quantidade de açúcar que podem promover excesso de peso e obesidade.

Além disso, os alimentos ultra processados tendem a ter ingredientes de baixa qualidade, assim como possuem altas concentrações de sódio, açúcar, gordura trans e outros aditivos.

Quais os tipos de alimentos

Alimentos in natura ou minimamente processados

São obtidos diretamente das plantas ou dos animais sem sofrer nenhuma alteração após deixar a natureza.

Podem passar por algumas modificações como limpeza, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento ou outros processos que não envolvam a adição de sal, açúcar, gorduras ou qualquer outra substância.

Alguns exemplos desse tipo de alimento:

  • Feijão e outras leguminosas;
  • Cereais como arroz, milho (espiga, grão ou farinha), e trigo (grãos ou farinha);
  • Macarrão (feitos somente com farinha e água);
  • Raízes e tubérculos, legumes e verduras e frutas;
  • Carnes e ovos;
  • Leites e iogurte natural;
  • Castanhas e nozes;
  • Ervas frescas ou secas;
  • Chás e cafés.

Sem dúvida, esses são os alimentos deste grupo devem ser a base da alimentação da criança.

Ingredientes culinários

São produtos fabricados pela indústria a partir de substâncias existentes em alimentos in natura e usados para preparar as refeições. Como por exemplo: Sal, açúcar, mel, melado, óleos e gorduras, amidos e vinagres.

Alimentos processados

São elaborados a partir de alimentos in natura, geralmente adicionados de sal, açúcar ou outro ingredientes com intuito de aumentar a durabilidade ou permitir outras formas de uso.

São alguns exemplos:

  • Conservas, extratos ou concentrados de tomates;
  • Castanhas com sal ou açúcar;
  • Carnes salgadas;
  • Queijos;
  • Frutas em calda e geleias naturais;
  • Alguns tipos de pães.

Os alimentos deste grupo devem ser consumidos com moderação. Além disso, é essencial ficar de olho na lista de ingredientes.

Alimentos ultra processados

São formulações industriais feitas por meio de várias técnicas e etapas de processamento e com muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos e gorduras, e outros que não utilizamos em casa como os aditivos alimentares (corantes artificiais, conservantes, aromatizantes, realçadores de sabor entre outros).

Tais aditivos, tem como finalidade estender a duração destes alimentos e trazer cor, sabor, aroma e textura que os tornem mais atraentes e disfarcem características indesejáveis no produto final.

Confira abaixo alguns exemplos que acabam fazendo parte da rotina de alimentação infantil e que são ultra processados:

  • Pós para refrescos, achocolatados e bebidas açucaradas prontas para o consumo;
  • Salgadinhos de pacotes e biscoitos recheados;
  • Sorvetes;
  • Chocolates, balas e guloseimas em geral;
  • Gelatina em pó saborizada;
  • Misturas para bolo;
  • Barras de cereais;
  • Macarrão instantâneo;
  • Compostos lácteos;
  • Salsichas, nuggets e hambúrguer;
  • Sobremesas instantâneas;
  • Achocolatado.

Com toda a certeza, esses alimentos não devem fazer parte da alimentação do seu filho.

Diferença entre os tipos de alimentos

Para ficar claro, confira esses exemplos:

  • Processamento in natura: morango
  • Alimentos processados: geleia de morango
  • Ultra processados: Queijo petit suisse (Danoninho) de morango

Ou seja, os alimentos ultra processados são formulados para serem saborosos, induzirem o consumo frequente e até mesmo causarem dependência.

Porém, o consumo deste tipo de alimento, especialmente na primeira infância, vicia o paladar e leva às crianças a terem menos interesse pelos alimentos in natura.

Além disso, os ultra processados também contem agrotóxicos, principalmente nos alimentos que contem milho, soja, trigo e cana- de açúcar.

De fato, muitas pessoas confundem alguns alimentos ultra processados como saudáveis e/ou característicos da infância, como guloseimas, biscoitos, iogurtes açucarados, gelatinas… Entretanto, estes alimentos não devem ser oferecidos às crianças pois contem grandes quantidades de calorias, sal, açúcar, gorduras e aditivos que podem levar a excesso de peso, hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, cárie dentária e câncer.

E as papinhas industrializadas?

Consumo de ultra processados na infância - por nutri Cinthia Assemany

Sem dúvidas, essa pode ser uma dúvida bastante comum. Afinal, o mercado oferece inúmeras opções de papinhas prontas com intuito de facilitar a vida corrida das famílias que trabalham muito e tem muitas tarefas a cumprir por todo o dia.

Algumas inclusive, informam no rotulo, não conter aditivos, mas ainda sim não devem ser oferecidas pois suas texturas não favorecem o desenvolvimento da mastigação, além de terem diversos alimentos misturados o que dificulta a identificação e percepção dos sabores.

Sem contar que não possuem temperos caseiros familiares e, mesmo as que são adicionadas de vitaminas, não podem, de forma alguma, ser comparadas com o alimento in natura.

Por isso, minha sugestão para você é: que tal preparar as papinhas em maior quantidade e deixar congeladas para dias mais corridos?

Como vou saber identificar um alimento ultra processado?

Para começar, certamente, sempre leia o rótulo!

A lista de ingredientes esta sempre em ordem decrescente de quantidades, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto.

Dessa maneira, se o alimento tiver 5 ou mais ingredientes e se existirem ingredientes com nomes estranhos, que nunca usamos em casa, possivelmente é um produto ultra processado e deve ser evitado.

Alimentação infantil é reflexo da alimentação da família

Sem dúvida, a infância é a fase de grande determinação dos comportamentos e, certamente influencia as escolhas alimentares na fase adulta.

E com toda a certeza sofre influências diretas dos hábitos consolidados pela família e pelo ambiente escolar, dessa forma é preciso ofertar diferentes variedades alimentares para, dessa maneira, garantir os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento adequado.

Certamente, se toda a família contribuir na construção de hábitos alimentares saudáveis, não só as crianças saem ganhando, assim como toda a família revê seus hábitos para um dia a dia mais saudável.

Quer saber mais sobre alimentação infantil?

Acompanhe todos os conteúdos no nosso site clicando aqui e siga o Instagram da nutri Cinthia Assemany para conferir as super dicas.

Loja naminhapanela

By Cinthia Assemany

Nutricionista especializada em nutrição materno infantil. Acredita que a formação de hábitos alimentares saudáveis deve começar cedo, de forma leve, lúdica e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *