Como fazer a salada perfeita

Com esse guia você vai aprender como fazer a salada perfeita e com toda a certeza, vai deixar suas refeições ainda mais gostosas, além de nutritivas.

Como preparar uma salada perfeita

Uma boa salada, precisa ser, além de nutritiva, gostosa. É importante sempre variar nas misturas e sabores, além de se atentar as texturas.

A salada pode servir como prato principal ou como acompanhamento. Mas, principalmente, quando fazemos dela a nossa refeição principal, é necessário cuidar para que tenha todos os nutrientes que precisamos.

Além disso, é importante ficar atento a algumas dicas:

  • Caso vá fazer uma salada quente, cuidado com as folhas. Geralmente folhas como alface e rúcula, são mais sensíveis ao calor. Dessa forma, você pode trocar por couve e repolho e ainda manter a crocância. Assim como, pode servir o “recheio” separado das folhas sem que elas murchem;
  • Só misture o molho na hora de comer. Isso ajudará a manter sua salada mais fresquinha e com as texturas certas. Confira aqui algumas receitas deliciosas de molho.
  • Armazene sua salada corretamente. O ideal é que a salada se mantenha refrigerada até o momento de servir. Claro que saladas quentes são exceção. Uma super dica é montar suas saladas em potes, dessa maneira elas podem durar até 1 semana na geladeira. Confira aqui nossas super dicas para fazer uma salada de pote perfeita.
  • Não esqueça do crocante. Ter elementos crocantes na sua salada trazem uma textura incrível. Eu gosto muito de adicionar sementes de abóbora e girassol torradas, assim como essa granola salgada super fácil de fazer.
  • Varie os ingredientes. Sei que já falei isso lá em cima. Mas é pra reforçar mesmo. Experimente novas combinações, novos sabores. Teste opções diferentes do padrão alface, tomate e frango. Você certamente vai se surpreender.

Como montar a sua salada

Para facilitar a sua vida, montamos um guia que te ajudará a fazer as melhores saladas, mas claro, aqui colocamos apenas algumas sugestões, por isso, abuse da criatividade!

E claro, nem sempre você vai usar todos os grupos e tá tudo bem!

Como fazer a salada

Dica da Nutri Joice Gomes

Para uma salada rica em nutrientes variados aposte na combinação de folhas diversas, sempre incluindo um vegetal verde escuro (ferro e fitoquímicos antioxidantes).

Acrescentar vegetais de cor vermelho/laranja como beterraba, cenoura, abóbora e pimentões garantem uma dose de carotenoides e antioxidantes.

Sementes e oleaginosas agregam uma dose de gorduras boas, minerais e vitamina E, além de um pouco de proteína. Pra completar a porção proteica basta acrescentar um frango desfiado ou atum, quinoa, lentilha ou ovos.

Vegetais nunca são demais! Berinjela, abobrinha, abóbora, couve flor, brócolis, enfim, aposte nos seus preferidos e tente incluir sempre um novo sabor!

Receitas de saladas

Quer saber mais sobre comida de verdade?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

13 comments on “Como fazer a salada perfeita”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *