Como fazer chantilly

Aprenda como fazer o creme com apenas 2 ingredientes

Fazer chantilly é com toda a certeza muito fácil. Afinal, a base se utiliza apenas de creme de leite fresco e açúcar.

Aqui, você vai ver uma versão com um toque de limão, que traz um sabor leve e ao mesmo tempo, refrescante para qualquer sobremesa. Além disso, separaos algumas dicas para você não errar.

chantilly

Dicas para fazer chantilly caseiro

O chantilly é um creme que serve de base e acompanhamento para inúmeras receitas. Com toda a certeza é uma receita super fácil de fazer, mas é importante ficar atento a algumas dicas, como por exemplo:

  • Escolha o creme de leite certo. No Brasil, o único creme de leite que rende um bom chantilly é o fresco. Isso porque ele possui uma concentração maior de gordura, essencial para a textura do creme. Dessa maneira, nem o vendido em caixas, assim como o de lata, não servirão para esse preparo;
  • O creme de leite deve estar gelado, mas não congelado. Na verdade, a versão fresca é encontrada nas prateleiras refrigeradas do supermercado e devem ser armazenados da mesma forma em casa. Na hora de bater, você pode deixar durante 5 minutos no congelador;
  • Usar uma batedeira vai facilitar seu trabalho. De fato, se você usar uma batedeira o seu trabalho será bem menor e rápido. Mas sim, é possível fazer na mão com a ajuda de fouet, mas é provável que você precise de força no braço;
  • Cuidado com o ponto! Você pode errar não apenas se bater de menos, como também se bater demais. Batendo pouco, você terá um creme muito líquido sem estrutura. Por outro lado, se você bater demais, terá um creme com sabor amanteigado. Dessa maneira, o ponto correto é quando ele formar picos que não caiam com facilidade. Veja a imagem abaixo.

  • Dê preferência ao açúcar de confeiteiro. Por ela ter a textura mais deliciada, seu creme ficará mais liso. Contudo, caso não tenha, você poderá usar o açúcar branco refinado.
  • O chantilly caseiro dura 4 dias na geladeira. Guarde em um pote hermeticamente fechado e claro, se possível consuma o mais fresco possível.
  • Esqueça as versões industrializadas. Embora possa parecer mais prático e elas tenham uma durabilidade maior, esses produtos geralmente vem cheios de conservantes e aromatizantes.
  • Dê mais sabor ao seu chantilly. Raspas de limão ou laranja, assim como um toque de extrato de baunilha, com toda a certeza deixarão seu creme mais gostoso.

Receita de chantilly caseiro

chantilly

Como fazer chantilly
Yield: 8 porções

Como fazer chantilly

Prep Time: 5 minutes
Total Time: 5 minutes

Com apenas 2 ingredientes você vai aprender como fazer um delicioso chantilly caseiro.

Ingredients

  • 500 ml de creme de leite fresco;
  • 2 colheres de sopa de açúcar branco;
  • 1 colher de sopa de raspas de limão ou de extrato de baunilha (opcional).

Instructions

  1. Em uma batedeira, misture o creme de leite bem gelado e o açúcar e vá batendo até engrossar e formar picos;
  2. Logo após, adicione as raspas de limão ou a baunilha, misturando de forma delicada;
  3. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Aliás, a cocada que acompanha o chantilly nas fotos acima, é uma versão de forno deliciosa da Rita Lobo. Clique aqui e confira a receita.

Receitas que combinam com chantilly


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

4 comments on “Como fazer chantilly”

O problema é que aç~ucar de confeiteiro derrete bem mais rápido e aí o tempo de fogo não será suficiente pra matar a Salmonella, caso o ovo esteja contaminado. Como profissional de saúde, aconselho, mesmo usando açúcar comum, deixe cozinhar um tempo a mais, mexendo com o fuet. Com saúde não se brinca, né meu povo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *