Safra fevereiro

Confira os melhores alimentos para incluir nas compras do mês

A safra de fevereiro está recheada de delícias que, com toda a certeza, vão deixar seu dia a dia muito mais nutritivo e saudável. Vem conferir algumas informações sobre alguns dos meus alimentos favoritos.

Abacate

alimentos fevereiro

O abacate é rico em nutrientes e compostos bioativos que melhoram a saúde dos nossos
sistemas nervoso central (melhora nossa performance cognitiva) e sistema cardiovascular
(aumenta a concentração de HDL – o colesterol bom), dessa maneira, diminuindo o risco de aterosclerose.

Além disso ajuda na perda de peso, já que seu consumo regular favorece a redução da grelina, hormônio que estimula a fome! Portanto essa fruta rica em gorduras que normalmente as pessoas evitam consumir quando estão em busca da perda de peso, pode ajudar, e muito, nesse processo! Basta consumir de forma adequada, dentro de uma dieta equilibrada.

Carambola

safra
Frutinha saborosa e suculenta, quando fatiada tem um lindo formato de estrela embelezando qualquer prato! Ela é fonte das vitaminas A, C e as do complexo B, vitaminas importantes para a manutenção do nosso sistema imunológico. Muitas pessoas perguntam se ela é realmente saudável e eu diria que sim! A verdade é que como tudo, devemos consumir sem exagero.

Pessoas com insuficiência renal devem levar o ‘consumir com moderação’ a sério, pois por ser fonte de ácido oxálico, se consumida em excesso pode favorecer a formação de cálculos a base de oxalato de cálcio. Consumir uma carambola não vai fazer mal!

Abobrinha

Abobrinha
A abobrinha é rica em micronutrientes como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B e fitoquímicos com capacidade antioxidante, como os carotenoides.

Além disso, sua casca é fonte de fibras dietéticas fundamentais para a saúde intestinal! Crua ralada na salada ou assada são formas bem gostosa de consumi-la!

Gengibre

alimentos fevereiro
Esse é um dos meus anti-inflamatórios naturais preferidos! Remédio da natureza perfeito contra dor de cabeça e enxaqueca.

O gingerol e shogaol são alguns dos componentes do gengibre responsáveis por diminuir a produção dos marcadores inflamatórios liberados durante a dor, servindo em diversas situações de dor, inclusive no alívio de cólicas menstruais.

Beterraba

Beterraba

Fonte de inúmeros nutrientes, da raiz às folhas!

As folhas e talos são ricos em cálcio, ferro, vitaminas A e C. A raiz, certamente a parte mais 
consumida, é uma excelente fonte de ácido fólico, manganês, potássio e fibras. Além disso ela possui compostos bioativos como a betaína e nitratos.

Essa composição da beterraba faz com que ela seja um alimento importante no controle da
pressão arterial, importância justificada principalmente pela presença da betaína e nitratos.

Porem todos os estudos realizados, mostraram que esse controle só acontece quando sendo
uma estratégia em longo prazo, ou seja, quando ela faz parte de hábitos alimentares regulares.

Quiabo

vereiro

Não torçam o nariz para esse vegetal! Pra começar, vamos expandir a forma de preparo do quiabo!!! Aposto que a maioria de vocês, se já provou quiabo, comeu o quiabo cozido ou ensopado. Até no famoso prato brasileiro, frango com quiabo.

Porém, que tal fazer como eu? faço ele dourado na combinação de azeite e manteiga.
Então anotem a dica e façam! Fica uma delícia. Você mantem o sabor, não fica aguado, nem
molenga e muito menos cheio de baba!

Querem mais motivos pra incluírem o quiabo na dieta?! Pois bem, o quiabo é um vegetal cheio de fibras e de baixíssimo valor calórico, ou seja, pode ajudar muito se seu objetivo é perder peso, além de controlar os níveis de glicose no sangue (alô diabéticos!).

Além disso, a quantidade de fibras auxilia na saciedade e no funcionamento intestinal. O tipo de fibra predominante no quiabo, é do tipo solúvel, que diminuem a absorção de gorduras no intestino, portanto ajuda a controlar os níveis de colesterol. Fonte de cálcio e magnésio, ele promove a saúde óssea e favorece o relaxamento, ou seja, ajuda a reduzir o estresse.

Confira algumas receitas com os vegetais da safra de fevereiro

Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joiceamaro_


Quer salvar essa safra para ver depois? Utilize o Pinterest!

Safra Fevereiro

By Joice

Especializada em nutrição funcional, acredita que comida de verdade é a melhor forma de manter o corpo nutrido e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *