Como preparar bacalhau

O bacalhau é um peixe que está bastante presente nas ceias de final de ano, nos almoços de páscoa e em ocasiões especiais. Mas você sabe como preparar bacalhau? Vem conferir as nossas dicas.

Dicas para comprar bacalhau

O grande segredo para um bom bacalhau é ter bastante atenção na hora de comprar! Confira no que você precisa ficar de olho:

  • Escolha o corte de acordo com o preparo. Se você vai fazer um bolinho de bacalhau por exemplo, não existe necessidade de comprar um lombo, que geralmente é mais caro do que o bacalhau em lascas. Confira aqui uma ilustração que mostra as partes do bacalhau e a indicação de uso para cada uma delas.
  • Fique de olho para não comprar peixe salgado ao invés de bacalhau. Sim, existe um peixe salgado tipo bacalhau que pode enganar os mais desatentos. O sabor e a textura são completamente diferentes, assim como o preço, que geralmente é mais baixo.
  • Geralmente se compra bacalhau de 2 formas no Brasil: seco e salgado, que geralmente não fica refrigerado e o congelado e dessalgado. O seco geralmente tem o sabor mais marcante enquanto o congelado tem sabor mais delicado.
Salada de bacalhau simples

Confira as dicas para dessalgar o bacalhau

Uma parte importantíssima do preparo do seu bacalhau é dessalgar o seu peixe. Mas cuidado, é super importante ficar ligado em algumas dicas:

  • Comece hidratando o seu bacalhau. Deixe ele de molho em água gelada, na geladeira de preferência de um dia para o outro. Isso vai ajudar a dar uma textura mais macia ao seu peixe.
  • Em seguida, você vai ferver seu peixe para retirar o excesso de sal. A quantidade de vezes vai depender da quantidade de sal que tem no bacalhau. Lembre-se de trocar a água entre uma fervura e outra. Além disso, prove entre uma fervura e outra, assim não corre o risco de comer o bacalhau muito salgado e nem mesmo sem gosto nenhum.
  • Os peixes comprados dessalgado geralmente são encontrados refrigerados e por isso, geralmente é indicado apenas uma fervura rápida, mas o ideal é seguir as instruções que vem na embalagem.

Os melhores acompanhamentos para o bacalhau

Bacalhau é uma delícia, mas sozinho, fica um pouco sem graça não é mesmo? Então confira quais os melhores acompanhamentos para o seu peixe:

  • Para começar, não tem como não falar do par perfeito do bacalhau: o azeite. Por isso, escolha sempre, SEMPRE, um azeite de qualidade! Além disso, nada economia, ok? Bacalhau só fica maravilhoso acompanhado de muito azeite!
  • A cebola é certamente outro acompanhamento inseparável do bacalhau! Mas se você não curte muito esse ingrediente, que tal experimentar o alho poró?
  • Batata e mais batata! Mas não necessariamente precisa ser a batata inglesa (a companheira mais comum). O bacalhau também fica uma delícia com batata doce, batata baroa e até mesmo aipim!
  • E para deixar cremoso, creme de leite ou nata. São inúmeras as receitas que levam esses ingredientes

Confira as melhores receitas com bacalhau

Bolinho de bacalhau

CLIQUE AQUI e confira a seleção com as melhores receitas de bacalhau que já apareceram no naminhapanela.com.

Na seleção você encontrará receitas como:

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *