Pão de queijo perfeito

Essa receita de pão de queijo é perfeita! Ela tem uma mistura de polvilho doce e polvilho azedo que formar uma casquinha crocante e um interior fofinho. Em outras palavras é deliciosa.

Eu amo pão de queijo! E confesso, que de uns anos pra cá, tenho dado valor a versões caseiras ou minimamente industrializadas. E muito disso acontece por causa do sabor. Afinal, pão de queijo tem que ter gosto de queijo!

Pão de queijo perfeito

Pão de queijo perfeito

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 40 minutes

Aprenda a receita desse Pão de Queijo com dois polvilhos, incrivelmente deliciosa!

Ingredients

  • 375 g de polvilho azedo
  • 125 g polvilho doce
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de sal (se você não for usar queijos salgados pode colocar até um pouquinho mais)
  • 1/3 de copo americano de óleo
  • 1 copo americano de leite em temperatura ambiente.
  • 400 g de queijo (utilizei 200 g de provolone e 200 g de minas padrão)

Instructions

  1. Misture todos os ingredientes até formar uma massa uniforme e que desgrude das mãos.
  2. Depois disso, faça bolinhas de tamanhos uniforme.
  3. Caso queira assar logo, aqueça bastante o forno e leve para assar em forma untada em temperatura média até ficar bem dourado;
  4. Se quiser congelar, disponha as bolinhas em uma assadeira e leve para congelar por algumas horas e somente depois disso, guarde em saquinhos.

Qual os melhores queijos para fazer pão de queijo?

Eu gosto muito de misturar queijos na hora de preparar pão de queijo. Isso porque é muito difícil encontrar todos os atributos que procuro em 1 único queijo.

Geralmente uso um queijo mais salgado, de sabor marcante como provolone ou parmesão com um queijo mais macio e que traga textura como o queijo minas padrão ou mussarela.

E qual a diferença entre o polvilho doce e polvilho azedo?

A diferença entre polvilho doce e azedo começa na fabricação, que resulta em diferentes níveis de acidez. O polvilho azedo chega a ser 5 vezes mais ácido do que o polvilho e por isso o nome.

Enfim, na prática, eles conferem características diferentes em uma receita:

  • Polvilho azedo: confere mais acidez aos preparos e assume o papel de fermento. Esse polvilho é o responsável pelas bolhas que se formam na massa. Pães feitos somente com esse polvilho, tendem a crescer mais, da mesma forma que ficam ocos por dentro.
  • Polvilho doce: de sabor suave, ele ajuda a dar liga e elasticidade a sua massa. Ele é o responsável pela cremosidade do seu pão de queijo, porém sozinho, geralmente deixa a massa mais “borrachuda”, em outras palavras, sem nenhuma crocancia.

Em conclusão, a versão perfeita de pão de queijo precisa misturar os 2 polvilhos.

Para quem ama queijo, temos algumas receitas incríveis!

Ama queijo de todas as formas e quer mais receitas com esse ingredientes? Então, confira aqui algumas receitas que selecionamos:

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

12 comments on “Pão de queijo perfeito”

Qual é o segredo que você não ensina. Já fiz 5 vezes do jeitinho que você explica e não fica com a cara do seus de jeito nenhum! Fica mais parecido com biscoito de polvilho com gosto de queijo.

Não sei não, mas pão de queijo tem que escaldar, senão a massa não vira goma e não fica com a massa característica de pão de queijo, mas um biscoito duro e esfarelado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *