Busque por uma receita!

Picles de cenoura

por
6 de agosto de 2019 16:33

Confira a receita desse picles de cenoura

Escolhi esta receita de picles de cenoura para iniciar com o pé direito nossa coluna no blog Na Minha Panela porque aproveitamento integral dos alimentos e sustentabilidade na cozinha é o meu lema! 

Por que escolhi a cenoura?

Porque a cenoura é um ingrediente democrático e não conheço quem não goste desta raiz de cor alaranjada e sabor adocicado. Já até publiquei no meu blog a forma que armazenamos na geladeira a cenoura submersa em água gelada para que você consiga conservar sua textura crocante por mais tempo.

Como conservar os alimentos por mais tempo utilizando a salmoura?

Porém, existe outra forma, extremamente fácil de conservar a cenoura na geladeira por 30- 60 dias (dependendo do método adotado) crocante e super saborosa. Para isso, utilize o método de salmoura, ou seja picles de geladeira.

Para fazer essa receita, você pode adotar o corte que melhor funcionar para você. Palitos, rodelas ou como fiz para esta receita, fatias finas e longitudinais.

Escolhi este formato porque me permite petiscar, rechear sanduíches, transformar em canapés enroladinhos com cream cheese.

Picles de cenoura

Como fazer a salmoura para picles?

A salmoura é fácil de fazer, principalmente porque utiliza ingredientes simples, como: água, vinagre de maçã, sal e açúcar. Além disso, combina com quase todos os vegetais, como por exemplo: cenoura, couve flor, cebola e alho.

Me lembro na infância quando minha mãe misturava os vegetais em um pote grande e cobria com esta salmoura e eu amava colocar em um potinho e comer com palito a tarde toda.

No entanto, se você não gostar de conserva agridoce, pode sem prejuízo negar o açúcar, assim só fica o azedinho do vinagre e o sal dando sabor a conserva.

Dica para o preparo da salmoura para picles!

Para esta receita usei pimenta em grão, semente de mostarda, semente de cominho, alho, um raminho de erva doce e pimenta vermelha seca. Porém, isso não é regra, faça o mix de temperos que te agradar. Aqui no blog Na minha Panela tem um post especial sobre ervas e temperos que pode te dar ideias do que melhor te agradará.

Veja agora mesmo o por que é tão fácil fazer picles!

Confira agora a receita e veja como fazer picles é muito mais fácil do que você sempre imaginou! E o mais importante, aprenda como conservar ele por mais tempo.

Picles de cenoura
Author: naminhapanela.com
Prep time:
Total time:
Como fazer picles de cenoura caseiro
Ingredients
  • 4 cenouras grandes cortada em fatias finas
  • 2 cebolas cortadas em 4 em pétalas
  • 2 dentes de alho
  • 6 grãos de pimenta do reino em grão
  • 1/2 colher (de sopa) de semente de mostarda
  • 8 grãos de semente de cominho
  • um ramo de erva doce
  • [br][b]Para a salmoura[/b]
  • 2 xícaras de chá de vinagre de maçã
  • 2 xícaras de chá de água mineral ou filtrada
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de sal
Instructions
  1. Em uma panela pequena adicione os ingredientes da salmoura e leve ao fogo alto até ferver e diluir todo o açúcar, abaixe o fogo, conte 5 minutos e desligue.
  2. Adicione então, nos potes de vidro as fatias de cenoura, adicione as especiarias e temperos, alho, cebola, e por cima com a ajuda de um funil o líquido da salmoura ainda quente.
  3. Dê leves batidinhas do vidro contra a mesa para que saia todo o ar que possa ter ficado entre as fatias de cenoura, se ainda restar bolhas de ar, com o auxílio de um hashi, mergulhe-o até chegar próximo da bolha para que ela escape, complete com mais salmoura até cobrir totalmente os legumes e tampe com o líquido ainda quente.
  4. [br]Processo de pasteurização
  5. Leve seus potes de picles para uma panela que tenha pelo menos a mesma altura do pote.
  6. Adicione água na panela até a altura do gargalo do pote.
  7. Leve ao fogo e assim que ferver conte 10 minutos, retire (com cuidado para não se queimar) o pote da panela e deixe esfriar sobre uma toalha.
  8. Guarde na geladeira depois de completamente frio e consuma em até 60 dias.
Serving size: 2 potes de 500ml
Notes
Obs: Caso queira, pule a pasteurização dos potes (os potes em banho maria), consuma em no máximo 30 dias.
3.5.3251

Ariana Pazzini

Blogueira e mãe de um comedor de vegetais. Faz da sua cozinha um experimento para elaborar receitas gostosas com o melhor aproveitamento dos ingredientes possível.

Receitas recentes

por
1 de dezembro de 2020 10:52
por
27 de novembro de 2020 10:47
por
25 de novembro de 2020 9:57
por
23 de novembro de 2020 11:30

Ver comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

The field is required.