Moqueca de Peixe

Essa moqueca de peixe é daquelas receitas simples mas com tanto sabor, que você vai perceber que cozinhar pode ser mágico e surpreendente.

Moqueca de Peixe
Uma receita simples e cheia de sabor de moqueca de peixe

Receita simples de moqueca de peixe

Eu já falei várias vezes, mas acho incrível como na cozinha, a mistura de ingredientes podem ter resultados tão incríveis. Cada dia mais, tenho percebido que essa mágica acontece principalmente quando colocamos amor e paciência.

Pratos preparados com calma, não precisam ser super trabalhosos e nem ter ingredientes complexos, mas podem render comidas mais gostosas e que vão fazer um carinho em quem come.

Dessa maneira, para fazer essa moqueca você só precisa se programar para fazer com calma pra deixar os sabores se ajustarem. Mas relaxa, não vai te dar trabalho, vai ser fácil de fazer e o resultado vai valer muito a pena!

Qual o melhor peixe para moqueca?

Na verdade, é possível fazer essa moqueca com qualquer tipo de peixe. Aqui, usamos postas em pedaços menores. Mas a verdade é que é possível utilizar, até mesmo, filés mais altos de peixe. Se esta for sua opção lembre somente que cozinhará ainda mais rápido.

Independente do corte do peixe, minha única sugestão é optar por peixes com carne um pouco mais firme, já que isso vai permitir que eles não se despedacem com facilidade.

Minha indicação é optar pelo robalo, pescada amarela ou dourado, porém, como o tipo de peixe pode mudar de acordo com cada região, fique a vontade para adaptar conforme o que houver de opções para você.

Com o que servir sua moqueca

Sem dúvida, moqueca combina com arroz e farofa. Por isso, deixo abaixo algumas opções deliciosas de acompanhamento que tenho certeza que você vai adorar:

Receita Moqueca de Peixe

moqueca de peixe
Yield: 6 porções

Moqueca de peixe simples

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

Uma receita simples e extremamente saborosa de moqueca de peixe.

Ingredients

  • 1 cebola média;
  • 6 dentes de alho;
  • 1 pimentão vermelho pequeno;
  • 3 tomates médios;
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
  • 1 l de caldo de peixe ou camarão;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 1,5k de posta de peixe (indicamos robalo, pescada amarela ou dourado);
  • 1 maço de coentro fresco;
  • Pimenta e sal a gosto.

Instructions

  1. Comece amassando os dentes de alho e picando em cubos pequenos a cebola, o pimentão e o tomate;
  2. E então, numa panela, refogue a cebola, o alho e o pimentão, até que a cebola fique bem macia. Adicione então, o caldo, o extrato de tomate, o leite de coco, os tomates em cubos grandes e metade do coentro e em fogo baixo e misturando de vez em quando, deixe reduzir, até formar um molho mais grossinho;
  3. Acerte o sal e a pimenta, e adicione as postas de peixe perto da hora de servir. Mergulhe as postas (inteiras ou cortadas) no molho delicadamente, cobrindo com o molho;
  4. Antes de servir, adicione o restante do coentro, abafe por alguns minutos e se delicie.

Notes

Dê preferência a postas mais altas, assim o seu peixe não desmanchará com facilidade no cozimento. Uma dica é perguntar na peixaria de sua preferência qual o peixe fresco que eles indicam para moquecas.

Mais receitas com peixe para se deliciar

  • Não é tão fã de moqueca? Aposte nesse peixe amanteigado feito no forno;
  • E que tal experimentar a nossa versão de Fish and Chips – peixe empanado com batatas?
  • Mas, se você busca uma opção bem fresca, é provável que você adore essa receita de ceviche.

Quer dicas de alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

4 comments on “Moqueca de Peixe”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *