Bolo de carne com cebolas carameladas

Receita de bolo de carne com cebolas carameladas

Se você está buscando uma receita prática e deliciosa, definitivamente você precisa conferir esse bolo de carne com cebolas carameladas. Ele não vai te dar muito trabalho e com certeza vai ser um daqueles pratos que vão rolar de vez em sempre por aí :-)

Bolo de carne com cebolas carameladas

Dicas para deixar seu bolo de carne perfeito

  • Primeira dica é: sempre que vou fazer qualquer assado que envolva carne moída eu uso dois segredinhos para deixar ela suculenta e acima de tudo nada seca. E vai por mim, isso faz toda a diferença!
    O primeiro segredo é processar (ou ralar) cebola e misturar na carne, mas quando eu tenho um pouquinho mais de tempo eu uso o segredinho 2: adicionar o purê de algum legumes junto com a cebola. Vai por mim, essa dica além de não deixar a carne ficar ressecada, definitivamente vai deixar seu assado mais macio e gostoso… E sim, faço isso em bolo de carne, kibe, kafta, almôndegas e até em  hambúrguer (confira algumas receitas no final desse post).
  • A segunda dica é não fazer como eu e assar seu bolo em uma forma fechada (eu usei a de bolo inglês). Inegavelmente fica mais bonitinho, mas como solta muita água, não é legal você pescar sua carne do mundo de água que vai ficar na forma, rs… Por aqui, resolvi isso deixando um pouquinho mais no forno para dar uma douradinha. Mas vai por mim, forma fechada só se for pra deixar no formato…

Receita do Bolo de carne com cebolas carameladas

Bolo de carne com cebolas carameladas
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Esse bolo de carne é delicioso e as cebolas carameladas deixam tudo ainda mais gostoso!
Autor:
Ingredientes
  • 1k de carne moída
  • 1 batata baroa pequena cozida
  • 1 cebola pequena + 2 cebolas grandes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • 50g de queijo gruyere (ou se preferir, muçarela)
Modo de Preparo
  1. Em um processador misture a batata, a cebola pequena, o azeite, o sal e pimenta. Processe até formar um purê uniforme.
  2. Então, misture o purê à carne moída até ficar bem homogêneo.
  3. Modele seu bolo e leve para assar em um tabuleiro untado com manteiga no forno em temperatura média, por aproximadamente 40 minutos.
  4. Enquanto isso prepare a cebola caramelizada. Comece cortando as cebolas grandes ao meio e depois em rodelas não tão finas.
  5. Em seguida, em uma panela grande, com um fio de óleo e em fogo não tão alto, deixe suas cebolas irem dourando, mexendo de vez em quando. E tem que mexer mesmo, senão queima viu?
  6. Bolo pronto e cebolas também? Finalize cobrindo seu bolo com o queijo e volte pro forno em temperatura máxima por alguns minutos só para o queijo derreter.
  7. Finalize com suas cebolas caramelizadas.
Porção
Serve: 6 porções

Outra dica importante: Eu geralmente faço as cebolas carameladas sem açúcar, dessa forma o resultado fica bem levinho, porém, isso exigirá mais paciência. Mas certamente, vai valer a pena.

Mais receitas suculentas

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: