Ciabatta perfeita

Um pão deliciosamente leve

Essa receita de ciabatta perfeita é com certeza uma daquelas que você precisa ter para a vida! Afinal, é deliciosa e levinha de tal forma que combina perfeitamente para um café da manhã de domingo ou acompanhando uma entradinha de um almoço sem pressa.

Com poucos ingredientes que como mágica se transformam numa massa incrivelmente maravilhosa!

Ciabatta perfeita

A grande diferença no preparo de uma ciabatta

Antes de mais nada, um aviso importante: a massa da ciabatta é beeemmm úmida e com isso mais “molinha”, dessa forma pode ser uma ótima ideia fazer na batedeira (desde que ela seja planetária). Mas se você não tem uma, não desanima, só se prepara porque inegavelmente você terá um pouquinho mais de trabalho

Essa receita começa com um pré preparo do fermento que se chama: italian biga que em outras palavras é um estilo de fermentação longa, que vai garantir um pão bem mais leve e saboroso no final.

Ciabatta perfeita

Confira a receita da Ciabatta perfeita

Ciabatta perfeita
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Essa ciabata é maravilhosa! Perfeita para qualquer momento do dia!
Autor:
Ingredientes
Biga
  • ¼ de colher de sopa de fermento biológico (0,75g)
  • ¼ de xícara de água morna
  • ¾ de xícara de água em temperatura ambiente
  • 2 xícaras + ⅓ de farinha de trigo branca (330g)
Massa
  • ½ colher de chá de fermento biológico (3g)
  • 5 colheres de sopa de leite morno
  • ½ xícara + 1 colher de sopa de água
  • 250g da biga
  • 1 xícara e ¾ de farinha de trigo (cerca de 250g)
  • ½ colher de sopa de óleo
  • ½ colher de sopa de sal
Modo de Preparo
Biga
  1. Dissolva o fermento biológico na água morna e então deixar descansando por 10 min.
  2. Em seguida,adicione a água em temperatura ambiente e a farinha de trigo, misturando bem até formar uma massa bem uniforme.
  3. Logo após transfira essa massa para um bowl untado com um pouco de azeite, cubra com papel filme e deixa descansando longe de vento e luz por no mínimo 12h.
Massa
  1. Primeiramente dissolva o fermento biológico no leite morno e vai deixe descansar 10min. Depois desse tempo, você vai adicionar a essa mistura a água, a biga, a farinha de trigo e o óleo.
  2. Misture bem até formar uma massa bemmm uniforme. Em seguida, adicione o sal.
  3. Logo após, despeje sua massa em um tabuleiro retangular untado com um pouco de azeite e deixe descansar coberta e longe de vento e luz por 1 hora.
  4. Depois desse tempo, você vai virar sua massa em uma superfície enfarinhada e cortar no tamanho que vai querer suas ciabattas e deixar crescer por mais 1h. Você pode usar um pano de prato bem limpo e polvilhado de farinha de trigo para ajudar a manter a massa no formato durante esse segundo crescimento.
  5. Por fim, faça pequenos cortes na diagonal e leve para assar em forno com temperatura média (aproximadamente 220°) e durante 20 a 25 min ou até que forme uma casquinha grossa levemente dourada. E sim, tente se controlar para ele esfriar um pouquinho e com isso acabar de assar.
Porção
Serve: 4 unidades médias

Algumas dicas sobre armazenamento

Se você armazenar num pote hermeticamente fechando, vai durar uns 4 dias tranquilamente, é só esquentar um pouquinho antes de comer e você vai ter seu pãozinho com gosto de fresquinho de volta <3

ps: se sobrar biga pode guardar ela na geladeira por até 5 dias e quando quiser usar de novo, é só deixar em temperatura ambiente por algumas horinhas.

O que servir com a sua ciabatta?

Separamos algumas dicas deliciosas que você certamente vai amar:

By Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

6 comments on “Ciabatta perfeita”

acabei de fazer aqui em casa! pulei o aviso sobre deixar esfriar e comemos uma quente, pelando, com manteiga, ainda na hora do almoço. adorei a casca crocante e o interior esponjoso. Não sei se foi a precipitação de abrir logo, mas ele n ficou com as bolhas da foto… alguma hipótese? ele pede muita sova? obrigada desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: