Homus de grão de bico

Estou apaixonada por essa receita de homus de grão de bico! Primeiro porque é uma coisa que amo e segundo porque rende super bem, além de ser fácil de fazer!

E claro, é uma opção nutritiva perfeita para acompanhar diversos pratos do dia a dia.

Homus de grão de bico
Homus de grão de bico

Aprenda a fazer essa receita fácil de Homus de grão de bico

Se você ainda nunca provou homus, só digo uma coisa: certamente você precisa fazer essa a receita e trate de entrar para o clube dos amantes de homus.

Sou mega suspeita de declarar esse amor todo, já que eu amo grão de bico, da mesma forma que sou uma alucinada por gergelim, naquele estilo que se deixar coloca em absolutamente TUDO! Por isso, ter uma receita que misture esses 2 ingredientes com tanta maestria é para morrer de amor.

A versatilidade do homus

Outra grande qualidade do homus é a versatilidade! Em outras palavras, você pode usar essa pasta para rechear um kibe (vem conferir essa receita incrível de kibe), vai super bem em sanduíches e por aqui já usei até numa mistura de crepioca.

Embora seja uma receita simples, é provável que você possa não estar familiarizado com 1 ingrediente: o tahine, que nada mais é do que uma pasta de gergelim.

Hoje em dia já é fácil encontrar em supermercados e lojas que vendem alimentos a granel ou mais saudáveis. Mas até fazer em casa você consegue.

Receita de homus de grão de bico

homus grão de bico
Yield: 8 porções

Homus de grão de bico

Prep Time: 12 hours
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 12 hours 30 minutes

O homus além de delicioso é super saudável e nutritivo.

Ingredients

  • 500g de grão de bico cozido;
  • 2 colheres de sopa de tahine;
  • 1 dente de alho;
  • ½ xícara da água do cozimento do grão;
  • sal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • suco de ½ limão.

Instructions

  1. O primeiro passo é deixar o grão de bico de molho, por no mínimo 12h. Depois desse tempo, descarte completamente a água e leve para cozinhar, junto com o alho até que seus grãos estejam bem macios;
  2. Em seguida, usando um processador ou liquidificador misture o grão de bico cozido com o alho, o tahine, a água do cozimento do grão, sal a gosto e o azeite até formar um creme uniforme e firme;
  3. Caso ache que está muito seco, vá adicionando aos pouquinhos, mais água;
  4. Deixe para adicionar o suco de limão somente no momento que for comer, assim sua pasta durará mais tempo na geladeira sem oxidar.

Notes

  • Quanto mais macio estiver o grão de bico, mais seu homus ficará lisinho e cremoso;
  • Para fazer um creme mais liso, aconselho usar um bom liquidificador ou até mesmo um processador.

Na hora de servir, adicione uma camada generosa de um bom azeite! E sim, dá pra guardar na geladeira sem problema! Num potinho de vidro bem vedado, aqui em casa durou quase 2 semanas sem perder a qualidade

Dica da nutri

O grão de bico é um alimento super nutritivo e rico em proteínas e minerais. Dessa forma, ele é um aliado para o controle da TPM e ajuda a aumentar a saciedade. O tahine deixa essa receita ainda mais nutritiva já que o gergelim é riquíssimo em cálcio. 

Joice Gomes – especializada em nutrição funcional
para mais dica siga no instagram @joiceamaronutri

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Homus de grão de bico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *