Creme de dois chocolates

Eu estava querendo uma receita prática e gostosinha para uma sobremesa dia desses. E claro, que quando você pensa em agradar todo mundo, o primeiro ingrediente que vem a cabeça é chocolate!

E esse creme de dois chocolates foi a ideia perfeita para fechar um jantarzinho com os amigos.

Creme de dois chocolates

Creme de dois chocolates

Prep Time: 25 minutes
Inactive Time: 3 hours
Total Time: 3 hours 25 minutes

A mistura perfeita de chocolate e cremosidade.

Ingredients

  • 200g de chocolate amargo (ou meio amargo se preferir)
  • 200ml de creme de leite
  • 1/2 xícara de amêndoas torradas
  • 200g de chocolate branco
  • 100 ml de creme de leite
  • Nibs de cacau para finalizar

Instructions

  1. Para o creme de chocolate preto vau derreter o chocolate amargo com o creme de leite e quando formar um creme uniforme acione as amêndoas. Reserve na geladeira.
  2. Para o creme branco, esquente o creme de leite e então adicione o chocolate branco. Depois de misturar leve para gelar.
  3. Quando seus cremes estiverem mais firmes, o que vai ajudar a deixar as camadas bem marcadinhas, arrume-os onde desejar servir. Caso deseje, faça mais camadas, alternando menores quantidades de creme.
  4. Para finalizar adicione nibs de cacau e sirva bem gelado.

Antes de tudo preciso admitir, eu não consigo gostar de sobremesas extremamente doces, e uma receita que leva basicamente chocolate, tende a cair nesse problema.

Como eu queria esse efeito bicolor, e o rafa ama chocolate branco, que já é mais doce, eu precisava balancear  no creme mais escuro e fiquei quebrando a cabeça em como poderia finalizar de um jeito bonito e que desse uma crocância na minha sobremesa, e a resposta não poderia ser melhor: nibs de cacau.

Se você ainda não conhece, por favor, corra pra conhecer… esses pedacinhos de cacau torradinhos são viciantes, além de super saudáveis! Como são um tantinho amargos, eu gosto muito de usar para dar uma quebrada nas receitas mais doces.

E no dia a dia, esses pedacinhos de cacau me ajudam a matar a vontade de um chocolatezinho <3

Creme de dois chocolates
Creme de dois chocolates

Antes de começar a receita uma dica importante que eu aprendi com o tempo (e depois de deixar meu microondas com cheiro de queimado durante algumas semanas).

Chocolate branco é chatinho de derreter… principalmente desses que a gente compra na barra menor.

Então para não errar eu comecei a fazer o processo inverso do chocolate preto: esquentar o creme de leite e derreter o chocolate branco no calor (você também pode derreter o chocolate preto nesse processo viu?)… mas acabei descobrindo que o único creme de leite que aguenta altas temperaturas é o fresco.

Dicas para fazer essa receita

É minha gente, cozinhar tem técnica pra caramba, rs… Então vou dar dicas do que eu aprendi até agora e como eu faço:

– a forma mais correta: aqueça o creme de leite fresco (não precisa deixar ferver) e então misture o chocolate picado ou ralado, mexendo até derreter por completo.

– outra forma correta, mas que sempre me dá trabalho no chocolate branco: em banho maria, derreta o chocolate sempre mexendo e adicione o creme de leite logo após – e nesse processo não precisa ser o creme de leite fresco.

– a forma mais rápida para o chocolate preto: own minha gente, a gente até sabe as técnicas, mas tem vezes que é quebrar o chocolate em pedaços pequenos e levar ao microondas por aproximadamente 1 min. (em 2 tempos de 30s) e depois misturar o creme de leite ;-)

– a forma mais rápida para o chocolate branco: misturo o chocolate branco em pedacinhos com o creme de leite e leva ao microondas no mesmo esquema de tempo que falei aí em cima.
 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Creme de dois chocolates”

Oi, veja se você pode me ajudar. Eu tento derreter o chocolate meio amargo no microondas mas não corto muito pequeno os pedaços, vou quebrando os quadradinho mas meu micro começa a sair faisca. Será que se eu derreter o creme de leite junto com o chocolate da certo?
obrigada
Lenir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *