creme de dois chocolates

Eu estava querendo uma receita prática e gostosinha para uma sobremesa dia desses. E claro, que quando você pensa em agradar todo mundo, o primeiro ingrediente que vem a cabeça é chocolate! E esse creme de dois chocolates foi a ideia perfeita para fechar um jantarzinho com os amigos.

Antes de tudo preciso admitir, eu não consigo gostar de sobremesas extremamente doces, e uma receita que leva basicamente chocolate, tende a cair nesse problema. Mas nada como a criatividade para ajudar a pensar fora da caixinha e buscar uma solução que dê vontade de comer mais e mais :-)

Como eu queria esse efeito bicolor, e o rafa ama chocolate branco, que já é mais doce, eu precisava balancear  no creme mais escuro e fiquei quebrando a cabeça em como poderia finalizar de um jeito bonito e que desse uma crocância na minha sobremesa, e a resposta não poderia ser melhor: nibs de cacau.

Se você ainda não conhece, por favor, corra pra conhecer… esses pedacinhos de cacau torradinhos são viciantes, além de super saudáveis! Como são um tantinho amargos, eu gosto muito de usar para dar uma quebrada nas receitas mais doces. E no dia a dia, esses pedacinhos de cacau me ajudam a matar a vontade de um chocolatezinho <3

Antes de começar a receita uma dica importante que eu aprendi com o tempo (e depois de deixar meu microondas com cheiro de queimado durante algumas semanas). Chocolate branco é chatinho de derreter… principalmente desses que a gente compra na barra menor. Então para não errar eu comecei a fazer o processo inverso do chocolate preto: esquentar o creme de leite e derreter o chocolate branco no calor (você também pode derreter o chocolate preto nesse processo viu?)… mas acabei descobrindo que o único creme de leite que aguenta altas temperaturas é o fresco.  É minha gente, cozinhar tem técnica pra caramba, rs… Então vou dar dicas do que eu aprendi até agora e como eu faço:

– a forma mais correta: aqueça o creme de leite fresco (não precisa deixar ferver) e então misture o chocolate picado ou ralado, mexendo até derreter por completo.

– outra forma correta, mas que sempre me dá trabalho no chocolate branco: em banho maria, derreta o chocolate sempre mexendo e adicione o creme de leite logo após – e nesse processo não precisa ser o creme de leite fresco.

– a forma mais rápida para o chocolate preto: own minha gente, a gente até sabe as técnicas, mas tem vezes que é quebrar o chocolate em pedaços pequenos e levar ao microondas por aproximadamente 1 min. (em 2 tempos de 30s) e depois misturar o creme de leite ;-)

– a forma mais rápida para o chocolate branco: misturo o chocolate branco em pedacinhos com o creme de leite e leva ao microondas no mesmo esquema de tempo que falei aí em cima.

E claro, essas são técnicas mais caseiras… se você quer se aprofundar no mundo do chocolate, esquece tudo isso aí viu? Porque tem uma série de questões como temperaturas e afins que eu só sei que existe, mas nunca me aprofundei!

Mas bora pra receita né?

Para o creme de chocolate preto você vai precisar de 200g de chocolate amargo (ou meio amargo se preferir), 200ml de creme de leite e 1/2 xícara de amêndoas torradas picadinhas. Aí é só escolher a técnica que você quer para derreter o chocolate, misturar tudo e reservar na geladeira.

Para o creme branco, você vai usar 200g de chocolate branco e 100 ml de creme de leite (sim, precisa de menos mesmo, senão ele fica bemmm molenga). Depois de misturar é levar pra geladeira.

Quando seus cremes estiverem mais firmes, o que vai ajudar a deixar as camadas bem marcadinhas, arrume-os numa taça bem bonita! Ahhh se você quiser, pode ir alternando mais camadas também.

Para finalizar nibs de cacau e prontinho <3


Olha isso aqui...