caramelo caseiro fácil

Gostaria de informar que essa receita de caramelo caseiro é fácil e viciante! É difícil resistir a tentação de juntar ele com qualquer coisa que você tenha em casa: pipoca, bolo, sorvete e até uma frutinha, porque não!?

Eu fiz essa receita 2 vezes para chegar no ponto certo, adaptando alguns detalhes para chegar nessa cor, nessa textura e só tenho uma notícia triste: ela não é nada light :-) Na verdade ela junta ingredientes que eu amo e se transforma numa bomba calórica recheada de amor e sabor, rs… Mas pensa o seguinte, você nunca (ou eu imagino que não) vai comer tudo de uma vez, você vai se deliciar com parcimônia!

Por exemplo, pra minimizar danos eu presentei pessoinhas que amo <3 tem coisa melhor do que presentear com comida boa? Quem não ama receber gostosuras feitas com tanto carinho. Digo logo que fiz a alegria do meu pai, uma super formiguinha que simplesmente ama caramelo.

Ahhh e claro, se você quiser dar um toque de glamour, finalize sua sobremesa colocando uma pitadinha de flor de sal por cima do caramelo <3

(que textura, que cor <3)

Então vem anotar a receita!

Em fogo baixo, comece derretendo 2 xícaras de açúcar refinado até formar uma calda dourada clara. Com cuidado (porque pode espirrar em você e por experiência própria queimadura de açúcar dói pra dedéu) adicione 180g de manteiga sem sal aos poucos e mexendo sempre. Misture bem para formar um creme uniforme e essa é a parte que você vai achar que não vai dar certo, que nunca as duas coisas vão se misturar, mas confia em mim, tudo vai ficar bem!

Retire do fogo e adicione 3/4 de xícara de creme de leite até formar um creme denso e dourado. Deixe esfriar bem para encorpar.

Guarde seu caramelo em potes de vidro na geladeira ou até mesmo, despeje em formas de gelo e congele. Na hora de servir é só deixar fora da geladeira/freezer para ficar cremosinho de novo.

ps: façam uma pipoquinha e reguem com esse caramelo <3

 


Olha isso aqui...


  • Ana Paula Batista

    Gente… mas que maravilha! Muito obrigada por compartilhar. Vou tentar fazer. Nunca imaginei que dava pra congelar caramelo. <3
    Beijo!

  • CarmemGM

    Achei a receita diferente e com certeza vou experimentar!

  • Josimar de Souza

    um ótima, cara, vou experimentar está delicia, se tudo der certo vou compartilhar no meu blog

  • Thaysa Guarda

    Hummm Parece delicioso… o creme de leite pode ser de caixinha ou tem que ser lata e tirar o soro?