gratinado de abobrinha e tomate

Volta e meia me pego buscando ideias de acompanhamento mais leves para o dia a dia. Sempre tento buscar soluções que incluam legumes e com isso vou buscando uma alimentação mais balanceada! Essa receita de gratinado de abobrinha com tomate é um super coringa para os dias que quero uma opção gostosinha mas que não dê tanto trabalho.

Na verdade, na verdade, essa não é bem uma receita, é mais um fica a dica de como juntar ingredientes simples e conseguir um resultado gostosinho.

Uma das primeiras dicas é: corte o tomate e a abobrinha em rodelas bem finas e retire as sementes do tomate. Esses dois vegetais tendem a soltar mais “água”e essas dicas tendem a minimizar isso. Sem contar que eles cortados mais fininhos tendem a cozinhar mais rápido!

A quantidade dos ingredientes vai depender da quantidade de pessoas para quem você vai servir! Mas quando eu faço para eu e o rafa comer, geralmente uso 1 abobrinha média e 2 tomates também médios.

Para a montagem você vai fazer assim: unte um recipiente que possa ir ao forno com um fio de azeite, vá fazendo camadas intercalando tomate e abobrinha, temperando os legumes com azeite, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Finalize salpicando um tantinho de queijo parmesão e leve para gratinar (você pode aumentar a temperatura do forno nos minutos finais para gratinar mais rápido)

Leve ao forno pré aquecido e em temperatura média até o queijo gratinar um tantinho e água que vai formar secar.

Essa receita prova como a mistura de poucos ingredientes podem resultar numa delícia com gosto simples e fresco! Por aqui, sempre que precisamos de um acompanhamento leve e com gostinho de comfort food, recorremos a esse gratinado simples! E claro, você ainda pode incrementar com outros legumes e deixar ainda mais gostosinho <3

 


Olha isso aqui...