Arroz com lentilha

Dizem por aí que comer arroz com lentilha dá sorte, principalmente na virada do ano! A sorte eu não posso garantir, mas que essa receita é maravilhosa e de fato dá vontade de fazer ela o ano todo!

Arroz com lentilhas
Delicioso, esse arroz de lentilhas com cebola crocante é perfeito para variar no preparo do arroz!

Uma mistura nutritiva

Já refiz essa receita inúmeras vezes e é provável que muitas vezes tenha comido ele assim, puro de tão gostoso que é!

Ao mesmo tempo, para quem não sabe, a lentilha é riquíssima em fibras e proteínas. Certamente é um super grão para ser incluído na alimentação do dia a dia. Por isso, por aqui, também fazemos a versão com arroz integral.

E quando você pensa que já se convenceu e vai fazer essa delicinha, tenho mais uma informação: essa receita rende super bem, e dessa forma, é perfeita para servir em encontros com a família!

Dicas para fazer o seu arroz de lentilhas

Sem dúvida essa receita é bem simples de fazer, mas confira nossas dicas que vai deixar o preparo ainda mais fácil.

  • Que tipo de arroz usar: Para esse tipo de receita eu sempre aconselho usar o tipo parboilizado, isso porque ele se mantém mais firme mesmo passando por mais tempo de cozimento. Porém, essa receita também fica uma delícia com o integral;
  • O ponto certo do arroz e da lentilha: Sem dúvida, deixar seus grãos um pouco mais firmes vai trazer uma textura mais interessante. Por isso, nada de cozinhar muito;
  • Se tiver tempo, deixe os grãos esfriarem um pouco: Essa é outra dica para deixar a textura final ainda melhor;
  • Deixe sua lentilha de molho: É provável que você já saiba que é bom deixar grãos de molho (se não sabe, confira esse artigo). Com esse passo, você deixa o grão mais nutritivo e diminui o tempo de cozimento. Mas atenção redobrada no ponto da lentilha ok? Geralmente, depois de horas de molho, o grão pode ser cozido sem ir para a panela de pressão.

Confira a receita do arroz com lentilha

arroz de lentilha
Yield: 6 porções

Arroz com lentilha

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 40 minutes

Delicioso esse arroz de lentilhas tem um ótimo rendimento

Ingredients

  • 250g de lentilha;
  • 1 xícara e meia de arroz;
  • 1 cebola pequena e 1 cebola grande;
  • 2 dentes de alho;
  • ¼ xícara de azeite;
  • 1l de caldo de legumes;
  • Sal a gosto;
  • Óleo para fritar o quanto baste.

Instructions

  1. Comece cozinhando a lentilha no caldo de legumes e sal a gosto. Em fogo baixo e mexendo de vez, deixe o grão cozinhar bem, mas sem desmanchar. Quando estiver cozida, escorra e reserve.
  2. Enquanto isso, faça um refogado com a metade do azeite e a cebola pequena cortada em pedaços pequenos. Adicione o arroz crú, deixe “fritar” um pouquinho. Adicione 3 xícaras de água, sal a gosto e deixe o arroz cozinhar em fogo baixo.
  3. Corte a cebola grande em rodelas finas e frite por imersão em óleo bem quente, deixando escorrer em papel toalha quando sair da panela.
  4. Em uma panela refogue o alho amassado junto com o restante do óleo até o mesmo ficar levemente dourado. Adicione da lentilha, misture bem. Retire do fogo e misture então o arroz e as cebolas fritas, deixando uma quantidade para colocar por cima.

Notes

Experimente fazer com arroz integral, fica uma delícia!

Super dica para o preparo desse arroz

Quer fazer a versão mais saudável dessa receita? Experimente caramelizar a cebola, refogando ela calmamente, de tal forma que você não vai precisar adicionar açúcar, somente um pouco de óleo.

Além disso, você pode optar pelo arroz integral para adicionar ainda mais fibras para o seu prato.

O que servir com seu arroz de lentilhas?

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Arroz com lentilha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *