caponata de berinjela

se você ama antepastos, você vai adorar essa caponata… e ela tem uma super vantagem: é mega prática e fica pronta bem rapidinho.

perfeito para aqueles dias que aparece uma visita de surpresa ou que você decide fazer uma entradinha de última hora! 

o mais legal é poder usar essa receita como uma base! não curte algum dos ingredientes? é só tirar! sente falta de algo? pode incluir :-) se você não curte berinjela, pode testar com abobrinha por exemplo!

caponata berinjela2

caponata berinjela3

bora pra receita mega fácil?

você vai começar refogando 2 colheres de sopa de aipo picados beeemmm miúdinhos, junto com 3 dentes de alho amassado e 3 colheres de sopa de azeite. quando o alho começar a dourar, adicione 1 berinjela média cortada em cubos não muito pequenos (assim ela não se desfaz) e deixe cozinhar bem, até que ela fique bem macia e comece a escurecer um pouquinho. Retire e reserve! na mesma panela, adicione mais 2 colheres de sopa de azeite e 1/2 pimentão vermelho, 1 cebola roxa média e 2 tomates picadinhos. eu curto deixar esses ingredientes não tá pequenininhos para sentir todas as texturas! Adicione por último, 3 colheres de extrato de tomate e deixe reduzir bem e os tomates começarem a desmanchar.

retire a panela do fogo, adicione a mistura das berinjelas e 1/2 xícara de nozes picadas (e assadas) e 1/2 xícara de azeitonas.

você pode servir quente ou frio viu??? e fica delicioso pra acompanhar um pão rústico bem gostoso <3


Olha isso aqui...