torta de chocolate branco com limão

essa receita gira em torno de um ingrediente: o tal do creme de leite fresco! sim, já houve um tempo que eu não conseguia enxergar a gigante diferença, que eu acreditava que era um ingrediente “gourmet” demais pro meu gosto e eu simplesmente não comprava! ainda bem que a gente muda, abre a mente e deixa preconceitos bobos de lado.

e se você tá lendo esse texto pensando: “ih, ferrou, agora a Camilla só vai querer esse tipo de creme de leite…” eu tenho que te contar, eu bem queria, mas ele não é tão mega fácil de encontrar e muito menos é dos mais baratinhos. mas sou a favor da gente se mimar de vez em quando, investir em alimentos com mais qualidade para uma receita especial e sim, isso faz toda a diferença.

prometo que você não vai se arrepender de usar seu creme de leite fresco e levinho nessa receita delicada e incrível…

torta de chocolate e limão3

torta de chocolate e limão4

antes de passar a receita (que é super fácil) vamos a uma dica: não faça como a gente, não morra de agonia (e vontade de comer) e deixe seu doce pouco tempo gelando. além dele ficar mais gostoso bem geladinho, ele fica mais firme no corte e continua cremoso na boca. vai servir no jantar com os amigos? faz de manhã e deixa gelando, vai fazer pro almoço em família? faz no dia anterior.

anota aí, porque eu sei que você já tá com água na boca <3

comecei fazendo a casquinha de biscoito, e dessa vez usei 100g cookies de chocolate o meu não era, mas com o caseiro deve ficar ainda mais incrível), triturei, adicionei 1 colher de sopa de manteiga e cobri uma forma de cerca de 18cm. levei ao forno por 15 min em temperatura média.

enquanto sua casquinha esfria, vamos para o creme! para a receita toda, usei 500ml de creme de leite fresco, divido em 2 partes iguais. a primeira parte levei para esquentar em uma panela (não deixe ferver) e quando estava bem quente, tirei do fogo e adicionei 300g de chocolate branco e mexendo sempre, deixei derreter bem para formar um ganache. adicionei a ele, 1/3 de xíc. de suco de limão e 1 colher de sopa de raspas de limão. e então, na batedeira, juntei o restante do creme de leite com 3 colheres de sopa de açúcare bati até formar um chantilly levinho (você pode não usar açúcar se preferir, mas como o creme de leite fresco é mais azedinho, preferi adicionar esse tantinho de açúcar para quebrar o azedo do creme + limão. e pode relaxar, não fica nada doce… na verdade, se você for formiguinha pode até adicionar um pouco mais de açúcar).

misture os dois cremes, despeje por cima da camada de biscoito e esquece na geladeira.

por favor, não fiquem babando nessa textura, façam, se deliciem, se acabem e se possível, mandem um pedacinho pra gente :-)

torta de chocolate e limão5


Olha isso aqui...