Pudim de café

É provável que essa receita de pudim de café seja uma dessas sobremesas que te surpreendem na primeira colherada. O sabor suave do café combinado com o doce de leite, traz a dose perfeita que você precisa para finalizar uma refeição gostosa.

Pudim de café
Esse pudim de café é super cremoso e fácil de fazer.

Pudim cremoso de café

Sem dúvida, eu tenho um verdadeiro caso de amor com o pudim! Afinal, um docinho tão simples, com tanta cara de sobremesa de almoço de família, não poderia ser mais comfort food mesmo se quisesse.

E nessa receita de pudim de café a gente junta a cremosidade do doce de leite ncom um toque de café que deixa tudo ainda mais gostoso. Mas não se engane, nem o doce de leite vai deixar tudo doce demais, assim como o café vai trazer um gosto forte e mais amargo demais.

Qual o melhor café para incluir na minha receita?

Antes de mais nada é importante saber que seja qual for o ingrediente que vamos incluir numa receita, ele precisa ser de qualidade. Ou seja, o café escolhido precisa ser gostoso.

Dito isso, sem dúvida, uma dose de café expresso vai trazer mais sabor sem precisar adicionar ainda mais líquido para a sua receita. O que possivelmente pode alterar não só o tempo de cozimento, como até mesmo o resultado final.

Porém, como nem todo mundo consegue fazer expresso em casa, é possível também fazer um café bastante concentrado ou até mesmo, optar por uma calda bem forte, como mostro aqui.

Dicas para um pudim cremoso

Sim, pudim é uma receita que na teoria é bastante simples. Mas não é a toa, que mesmo sendo fácil, muitas pessoas ainda erram na hora do preparo. Por isso, separei algumas dicas que podem te ajudar a fazer seu pudim super cremoso, como por exemplo:

  • Nada de furinhos: Quer seu pudim bem lisinho? Então siga 3 dicas, não bata demais os ovos, passe o creme por um coador para eliminar a espuma e leve para assar em banho maria, mas com a água fria;
  • Asse devagar: Fazer pudim no forno, requer um pouco mais de paciência. Até porque você precisa de temperatura baixa e um pouco mais de tempo para ele firmar. Não tente subir demais a temperatura do seu forno, você pode acabar queimando sua massa e calda;
  • Espere esfriar antes de desenformar: Um erro comum, e que eu mesma cometi algumas vezes, é querer desenformar o pudim ainda quente. O ideal é até mesmo deixar seu pudim na geladeira por algumas horas antes de virar;
  • Esquente a calda: Mesmo esperando esfriar, é essencial que você aqueça um pouco a forma antes de virar. Isso porque, é importante que a calda amoleça um pouco. Para isso, você pode levar sua forma direto para a chama do fogão por alguns poucos minutos, ou então, pode mergulhar a forma em água quente, para conseguir o mesmo efeito.

Confira a receita do pudim de café

Pudim de café
Yield: 6 porções

Pudim de café

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 1 hour
Total Time: 1 hour 10 minutes

Um pudim cremoso, com gostinho de café e super fácil de fazer.

Ingredients

  • 400g de doce de leite;
  • 250 ml de leite integral;
  • 3 ovos inteiros;
  • ¼ de xícara de café forte (de preferência expresso).

Instructions

  1. Comece preparando sua calda conforme te ensinamos aqui;
  2. Enquanto a calda esfria, em um liquidificador, comece misturando o doce de leite, o leite e o café e bata até formar um creme uniforme;
  3. Por último, adicione os ovos e bata só o suficiente para incorporar os mesmos ao creme;
  4. Despeje sua massa na forma com a calda, cubra sua forma com papel alumínio e leve ao forno em temperatura de até 180° e em banho maria, para assar por aproximadamente 1h ou até que ao espetar um palitinho volte pedacinhos de massa;
  5. Desinforme conforme nossas dicas e sirva bem geladinho.

Notes

Já preparamos esse pudim na versão individual, como nas fotos, e na versão maior e a única coisa que pode alterar um pouco é o tempo de cozimento. Por isso, tenha mais atenção.

Aprenda a fazer a calda de pudim em vídeo

Outras receitas de pudim

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Pudim de café”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *