bobó de camarão de batata baroa

eu simplesmente amo bobó de camarão! é meu prato preferido da vida, só que não é tão fácil encontrar um super bem feito por aí. e há tempos atrás eu tentei fazer em casa, usando a receita mega tradicional feita com aipim, mas deu tantttooo trabalho que prometi pra mim mesma nunca mais tentar de novo, rs…

ainda bem que o tempo passa e depois de uma conversa com um amigo chef que falou que tinha visto uma referência dessa receita, resolvi correr para cozinha e testar uma versão minha, usando como base a batata baroa. e foi amor a primeira, segunda, décima quinta garfada…

bobó de camarão2

a primeira ótima notícia é: com a batata baroa o trabalho é muuiiitttooo menor e fazer bobó vai se tornar uma coisa mega fácil. juro!

minha primeira dica é: use camarão fresco e não jogue fora a casca!

o primeiro passo é fazer um caldo com as cascas do camarão (para essa receita usei 1,5k de camarão), por aqui eu coloco tudo numa panela grande com bastante água e em fogo baixo deixo reduzir bem. algumas pessoas trituram e depois coam, mas eu uso só o caldo mesmo coado. então é cozinhar nesse caldo 1k de batata baroa até ficar beemm macia para fazer um purê (se sobrar muito caldo depois do cozimento, reserve para dar o ponto no bobó, se for necessário, mas não faça um purê muito líquido não viu?).

bobó de camarão3

e então, vamos para a segunda parte! numa panela grande, refogue 1 cebola grande cortada em cubinhos, com 4 dentes de alho amassados e bastante azeite. quando a cebola começar a ficar bem macia, adicione 1 pimentão vermelho médio cortado em cubos pequenos até amaciar também. adicione então o purê de batata, 2 colheres de sopa de azeite de dendê, 1 maço de coentro picadinho e pimenta e sal a gosto. caso o creme esteja muito grosso, adicione um pouco mais do caldo de camarão. quando essa mistura começar a ferver, adicione os camarões crus e deixe em fogo baixo cozinhar por aproximadamente mais 15 a 20 min (nada de deixar muito tempo para o camarão não ficar borrachudo).

para acompanhar fizemos uma farofinha crocante de dendê (a receitinha tá aqui ó) e um arroz branquinho… e agora só de olhar essas fotos já tô aqui pensando em fazer essa receita de novo, afinal bobó de camarão é amor, mas bobó de camarão fácil de fazer é amor ao cubo <3


Olha isso aqui...