cheesecake de maracujá

eu preciso dizer que eu tenho sonhado com esse cheesecake desde o dia que eu fiz. simplesmente porque ele é incrivelmente perfeito! fofinho, doce na medida certa e pra quem ama maracujá, é daqueles que deixa gostinho de quero mais.

acho até que vou repetir no final de semana por motivos de: vício extremo!

cheesecake de maracujá2

cheesecake de maracujá3

um dos maiores segredos do cheesecake que os blogs gringos me fizeram descobrir é como faz diferença assar ele em banho maria. demora um pouco mais? simm… mas em compensação, temos uma massa bem molhadinha e com zero de queimadinhos. por isso, trate de embalar sua forma em umas 3 camadas de papel alumínio para não entrar nadica de água no seu doce e seja feliz.

para cobertura, escolhi agradar o rafa e fiz esse ganache de chocolate branco, que vou te dizer, combinou perfeitamente com o azedinho do maracujá.

bora começar né?

o primeiro passo é fazer a casquinha de biscoito (mas se a preguiça bater, pode fazer sem também viu???) triturei 3/4 do pacote de biscoito de leite maltado, misturei a 1 colher de manteiga, cobri uma forma de fundo removível de 18 cm e levei ao forno em temperatura média por 15 min. depois disso, deixei esfriar para colocar a massa.

falando em massa, vamos lá: numa batedeira (sim, isso vai deixar seu creme mais fofinho) misture 300g de cream cheese, 3 gemas e 1 e 1/2 xícara de açúcar e bata beeemmm. adicione então 3/4 de xícara de suco de maracujá (dê preferência ao da fruta fresquinho viu?) e 200ml de creme de leite. quando a massa estiver bem homogênea, junte delicadamente 3 claras em neve. despeje a massa por cima da camada de biscoito e leve ao forno, em temperatura baixa, e em banho maria por aproximadamente 1h ou até que ao espetar um palitinho volte pedacinhos de massa grudado.

para a cobertura você pode usar a imaginação, chocolate meio amargo, geleia, creme de avelã… mas como disse aqui foi ganache de chocolate branco (veja aqui como fazer) e calda de maracujá, que fiz juntando 1/2 xícara de polpa com as sementinhas com 5 colheres de açúcar até ficar bem grossinho.

agora deixa eu ir, porque vou na rua caçar maracujá :-)


Olha isso aqui...


  • Bete

    Ola, adoro suas receitas.
    Que biscoito é esse?
    Obrigada

  • Emi Cardoso

    pode abrir o forno de vez em quando pra repor a água do banho maria né?