brandade de bacalhau

sempre tive vontade de fazer brandade em casa e sempre ficava postergando… e então, dia desses enquanto folheava o livro 1080 recetas de cocina, a versão espanhola do nosso dona benta, percebi que era tão fácil que valia a tentativa.

a primeira coisa que me surpreendeu foi a receita levar pão! juro pra vocês eu nunca ia imaginar, e confesso, fiquei meio assim sem saber se o resultado ia ser legal. mas ficou incrível e com certeza vou repetir algumas vezes como uma opção de entradinha.

brandade de bacalhau 3brandade de bacalhau 4

pra começar, você vai precisar de 400g de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado. então, em uma panela, você vai refogar 1 cebola média picadinha em um fio generoso de azeite até ela ficar bem macia. aí, é adicionar 1 xícara de miolo de pão picadinho, o bacalhau e 200ml de creme de leite. misture bem, e com a colher dê uma amassada para virar uma pastinha. caso seja necessário, adicione mais azeite. tempere com pimenta do reino moída na hora e cebolinha fresca picada (o sal vai depender do seu gosto).

organize seu creme em ramequins, adicione uma camada generosa de queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

sirva com pãezinhos ou torrradas e se prepare para fazer até aquelas pessoas que viram a cara pra bacalhau se surpreender com essa delicinha.


Olha isso aqui...


  • Tenho recebido as receitas no meu email mas não consigo imprimir, como fazê-lo?

  • Bacalhau já tem um sabor incrível, feito dessa forma com creme de leite deve ser incrível. Adorei, ótimo para servi em um lanche com alguns convidados. Muito bom, parabéns.