Torta de ricota e alho poró

Há alguns meses tenho estabelecido 1 dia na semana para fazer todas as refeições sem nenhum tipo de carne e essa receita de torta de ricota e alho poró é uma ótima opção.

Tá longe da gente virar vegetariano, mas isso tem feito nossa criatividade e paladar mudarem para melhor!

Isso porque, muitas vezes, mesmo fora desse dia, acabamos optando por comidinhas coloridas, deliciosas e com zero de carne sem sofrer por isso.

Então, quando vi essa receita no livro Segunda sem Carne que reúne algumas das receitas preferidas do Paul McCartney, não resisti a fazer minha versão… já que enquanto eu preparava já percebi que não ia rolar uma versão idêntica (mas alguém tem essa dificuldade com as receitas gringas?).

E num dia de preguicinha, arrumamos a mesa na varanda, esquecemos do tempo e nos deliciamos com essa torta gostosa e levinha.

Torta de ricota e alho poró

Ok, a massa de fora poderia ter ficado um pouquinho mais baixa né? rs… mas ela fica tão gostosinha, que na hora de comer foi até bom!

Bora começar pela massa né? comece misturando 90g de manteiga (aproximadamente 1/2 xícara), com 1 xícara e meia de farinha de trigo , sal a gosto e aproximadamente 3 colheres de sopa de água gelada (vá colocando aos pouquinhos para dar o ponto homogêneo da massa, pra isso você pode precisar de um pouco menos ou um pouco mais). embrulhe a massa em papel plástico e deixa na geladeira por 30 min.

Enquanto isso, bora fazer o recheio! em uma panela, adicione 1 fio generoso de azeite e 3 alhos porós grandes cortados em rodelas fininhas e mexendo sempre, deixe ele ficar bem macio.

Retire do fogo e deixe esfriar um pouquinho, então adicione 230g de ricota fresca esfareladinha, 2 colheres de sopa de castanha de caju torrada e em pedacinhos, 2 ovos grandes (se seu ovo estiver pequetuxo, adicione mais 1) e finalize com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto .

Aí é abrir sua massa em uma forma, fazer ums furinhos com garfo nela, cobrir com um papel manteiga, cobrir com feijões para fazer peso (mas eu coloco amendoim porque aí eles já ficam torradinhos e rola aquele momento 0 desperdício) e levar ao  forno em temperatura média, por 15 minutos. depois desse tempo, é tirar o papel e os feijões (ou amendoins), adicionar a massa e levar ao forno por mais 30 minutos ou até que o recheio comece a ficar levemente dourado.

Essa tortinha + uma saladinha já bastam para deixar o dia mais leve e feliz <3

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Torta de ricota e alho poró”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *