hambúrguer de atum

ter amigo chef tem lá suas vantagens: tirar dúvidas culinarísticas, pedir acessórios emprestados, comer comidinhas diferentes e claro, roubar receitinhas para o blog :-)

esse hambúrguer é uma delicinha. eu confesso que atum não é meu peixe preferido, mas fica tão gostosinho, diferente, que toda vez que ele faz eu me acabo. eu acredito que um dos grandes motivos é ter teryaki que é meu molho preferido da vida, rs…

e é super fácil de fazer viu? mas tem que usar peixe fresco tá?? é a única regra ;-)

IMG_9225

anota ai: em um processador misture 400g de atum fresco (crú), 100g de farinha de rosca, 2 ovos inteiros, 1 cebola pequena e sal e pimenta à gosto até formar uma massa que você consiga moldar. por aqui, fizemos mini hambúrgueres e foi só assar, em forno médio por uns 20 min virando na metade do tempo, até estarem firmes e bem assadinhos.

para o molho teryaki, fizemos uma versão caseira! mas você pode usar pronto também! se você quer fazer, você vai fazer assim: em uma tigela misture 3/4 de xícara de shoyo, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1 colher de café de gengibre em pó e 1 colher de chá de amido de milho. aí é levar essa mistura ao fogo, e em fogo baixo e mexendo sempre, vá adicionado até no máximo 1 xícara de água, até que o molho fique bem uniforme e comece a reduzir e caramelar.

o chef indica não usar queijo, mas vou te dizer: quem disse que precisa? fica tão gostoso que só de olhar as fotos dá vontade de comer de novo :-)

 


Olha isso aqui...