Categorias
combina.com

harmonizando

Saúde, amigos(as), prontos pra desafiarem suas línguas?
Na coluna de hoje vamos abordar conceitos básicos sobre harmonização. Muita gente pensa que harmonização passa simplesmente pelo fato da comida combinar com a bebida, certo? PÉÉÉÉÉÉ (imaginem uma campainha aqui), errado. Harmonizar vai muito além da mera combinação (não me entendam mal, combinar também é ótimo) entre ambos. O Nirvana da harmonização se encontra no TERCEIRO SABOR. Sabe quando você bebe e come alguma coisa e o resultado dessa mistura se mostra ainda melhor do que cada um desses elementos consumido separadamente? Não? Então você provavelmente está fazendo isso errado. Esqueça por um breve momento aquela doutrina clichê (porém muito bem intencionada) de como se portar à mesa que nossos pais sempre nos pregaram: misture a comida e a bebida na boca SIM, essa é a base pra você conseguir sentir a interação maravilhosa (ou não) de ambos os elementos. A partir daí a coisa vira um Tinder gustativo onde temos que fazer a bebida e a comida darem um match nesse grande motel que é a sua boca. Legal, né? Logicamente existem algumas regras fundamentais pra tudo dar certo:

FORÇA
Cervejas mais delicadas harmonizam melhor com pratos mais delicados; cervejas mais fortes e intensas harmonizam melhor com pratos mais potentes.

CARACTERÍSTICAS
Fatores cruciais a serem considerados para então decidirmos a abordagem a ser tomada na hora da harmonização (por semelhança, contraste ou corte).
CERVEJA: Amargor, dulçor, teor alcoolico, corpo e caráter do malte/nível de tosta.
ALIMENTO: Temperos, condimentação, gordura, método de cozimento, doçura.

Com isso em mente, lá vem mais uma lição de casa. Vamos aproveitar as receitas sacrilegiosas do blog?

RISOTO DE COGUMELO PARIS COM BROWN ALE
O sabor terroso do cogumelo ganha maior profundidade quando harmonizado com uma Brown Ale e suas notas de amêndoa.

HAMBÚRGUER DE FRALDINHA E GORGONZOLA COM IPA
O amargor de uma IPA ajuda a cortar a gordura do hambúrguer enquanto sua característica frutada encontra semelhança no gorgonzola.

TORTA GANACHE COM STOUT
Stouts muitas vezes trazem notas de chocolate provenientes da tosta do malte, uma harmonização por semelhança clássica com a Ganache.

Até a próxima, panelenses, se beber não dirijam. Nem operem máquinas pesadas, por favor.

Obs: já vai aprendendo que em breve tem um livro cheio de dicas e harmonizações hein?

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile