polenta com ragú

polenta é uma dessas comidas que eu amo. é simples, combina com quase tudo e se quiser dá pra comer até puro. e pra mim ainda tem gosto de infância, de comida de mãe, só que aí o nome teria que ser angú com picadinho <3

mas calma, essa receita não é tão simples assim (mas será fácil, garanto). ela tem um elemento viciante e que tem sido usado bastante por aqui: cogumelos frescos. e ele entra não só no ragú, mas também no preparo da polenta e faz toda a diferença.

polenta com ragú2

você vai começar limpando seus cogumelos (lembrando que não se lava certo?) e cortando em cubos bem pequenininhos. eu usei 200g do paris, mas você pode usar shitake ou qualquer outro que você curta, contando que seja fresco. usar cogumelos frescos é importante porque você vai mergulhar eles em 2 xícaras de água bem quente e deixar descansando uns 15 minutos para criar um caldo.

eu sempre gosto de deixar pra fazer a polenta mais perto da hora de comer, então bora começar pelo ragú. em uma panela refogue 1 cebola pequena cortada em cubinhos em um fio de azeite. quando a cebola estiver bem macia, adicione 300g de alcatra cortada em cubos bem pequeninos. quando a carne começar a cozinhar, junte os cogumelos (guarda o caldo viu?) e mexendo de vez em quando deixe cozinhar bem. tempere com um tantinho de pimenta do reino moída na hora, acerte o sal e adicione por último 1 colher de sopa generosa de extrato de tomate. eu adiciono um pouquinho de água e deixo reduzir para todos os gostos apurarem.

perto da hora de servir, coloque o caldo de cogumelos para ferver e adicione 1 xícara de polenta em pó (pode ser o fubá também, mas tenho preferido a polenta pela textura que dá) e em fogo baixo e mexendo sempre deixe cozinhar bem. acerte o sal e por fim adicione 1 colher de sopa bem cheia de manteiga.

e a primeira colherada dessa mistura é tão incrível… o gostinho amanteigado da polenta, o ragú de carne com o gosto marcante dos cogumelos… difícil é querer comer pouco :-)

ps: acabei de lembrar, os cogumelos desidratados também podem ser uma ótima opção ;-)

ps2: mas por favor, nada de usar o cogumelo em conserva!!!

ps3: você pode adicionar queijo à sua polenta que também fica uma delícia.


Olha isso aqui...