bolinho de arroz com curry e queijo

não, essa receita não é minha, e sim de uma das chefs que mais tenho admiração nos últimos tempos, principalmente depois de assistir a uma palestra em que ela falava que comida boa tem que ser feita com alma, com amor! e me identifiquei tanto, e é isso, comida boa é feita com carinho, com um toque de lembranças e muitas vezes não precisa ser chef ou ter conhecimentos técnicos avançados para fazer uma comidinha gostosa, mesmo que muito simples.

para quem ainda não conhece a Kátia Barbosa e seu famoso bolinho de feijoada, aconselho dar um pulinho em um dos seus restaurantes (por enquanto só RJ e SP). comida boa e com gostinho de quero mais…lá eu como o melhor bobó de camarão da vida <3

mas hoje é dia de compartilhar esse bolinho, simplesmente delicioso e que só de lembrar do cheirinho já deu vontade de comer de novo.

bolinho de arroz com curry2

bolinho de arroz com curry4

fiz metade da receita e rendeu fácil uns 30 bolinhos. e fica pronto super rápido, anota aí como você vai fazer!

em uma panela refogue 1 cebola média cortada em cubos pequenininhos junto com um pouquinho de azeite.  adicione então 1 xícara de arroz branco, o dobro de água, 1/2 colher de sopa de curry e sal a gosto. eu não deixei a água evaporar toda, e ficava reguando com água quente, para ele ficar bem macio e ainda molhadinho. quando o arroz estiver bem macio, adicione 1/4 de xícara de leite de coco, salsa picadinha a gosto e misture bem.

aí, em fogo bem baixinho, adicione até 1 xícara e meia de farinha de trigo (eu usei só 1) e misturando bem, deixe formar uma massa que desgruda do fundo da panela (força nos bracinhos). aí, é abrir a massa numa bancada e deixar esfriar só o suficiente para você conseguir mexer com a massa. o recheio pode ser o que você quiser, e fomos fieis a receita da Katia e colocamos um pedacinho de queijo minas padrão (mas já fiquei sonhando com camarão).

e pra finalizar as melhores dicas do universo:

  1. o bolinho tem esse formato achatado porque na hora de fritar fica mais fácil dele “cozinhar” por inteiro, mesmo que você congele seus bolinhos (e sim, você pode congelar por 30 dias)
  2. pra empanar, você vai passar ele na farinha de rosca, no leite e na farinha de rosca de novo! e sim, é um dos melhores empanados que já fiz na vida <3
  3. na hora de fritar, óleo em temperatura de 150º por 4 minutos e ó, perfeito (como não temos termometro, deixamos o fogo no médio ;-)
  4. sim, você pode assar, mas pelo menos por aqui achamos que ele ficou seco demais e mais branquinho.

se deliciem e se permitam ousar <3

 

 


Olha isso aqui...