Minitartes de limão com framboesa

Quem já segue o Lume Brando há algum tempo, sabe que adoro limão. Esta receita leva lemon curd, que é algo que não posso ter por perto, pois como às colheradas diretamente do frasco! É mais fácil de fazer do que parece e pode dobrar-se a receita para fazer uma tarte grande!

tarte_limao_framb3

tarte_limao_framb4

MINITARTES DE LIMÃO E FRAMBOESAS
Para cerca de 10

Para a massa:
100 g de farinha de trigo sem fermento (T55)
25 g de miolo de amêndoa com pele moído
60 g de manteiga ou margarina fria
1 ovo pequeno
1 colher de chá de açúcar em pó

Para o recheio
150 g de coalhada de limão*
160 g de queijo mascarpone
20 g de açúcar em pó
1 colher de café de extrato de baunilha
30 framboesas frescas
Folhinhas de hortelã e açúcar em pó para decorar

*Coalhada de limão:
50 ml de sumo de limão
1 ovo L
75 g de açúcar
30 g de manteiga
1 colher de sobremesa de raspas de limão

Comece por preparar a coalhada de limão (lemon curd, no original; se sobrar, use como compota em scones, por exemplo; dura cerca de 15 dias guardada num frasco hermético no frigorífico).

Num tachinho de fundo espesso junte os ovos ao açúcar, mexa bem e junte o sumo de limão, unindo tudo muito bem. Leve ao lume médio, médio-alto, sem deixar ferver, mexendo sempre com um batedor de varas. Deve demorar uns 10-15 minutos a ficar cremoso. Retire do lume e junte a manteiga em pedaços e a raspa de limão. Mexa bem até a manteiga estar derretida, passe para um frasco limpo e deixe arrefecer.

Entretanto prepare a massa: numa taça grande coloque todos os ingredientes, amasse com as mãos até obter uma massa uniforme e moldável. Polvilhe as mãos com farinha, se necessário, molde numa bola, envolva em película aderente e leve ao frio cerca de 30 minutos. Retire, estique a massa numa superfície enfarinhada com um rolo de cozinha e forre as formas. Apare a massa, deixando um rebordo a toda a volta. Coloque um pedaço de papel vegetal por cima da massa, encha de feijões ou pesos próprios de pastelaria e leve ao frigorífico cerca de 15 minutos. Entretanto ligue o forno nos 180º.

Retire as minitartes do frio e leve-as a cozer no nível médio do forno. Após cerca de 15 minutos, retire o papel vegetal e os pesos, e deixe cozer mais cerca de 10 minutos, se possível baixando um nível do forno (para ficarem bem cozidas por baixo). Retire e deixe arrefecer completamente.

Pouco tempo antes de servir, junte o açúcar em pó e a baunilha ao mascarpone. Coloque uma camada de mascarpone em cada tarte, seguido da coalhada. Disponha as framboesas e termine com as folhas de hortelã e o açúcar em pó. Sirva de seguida.

lume-brando

Obs: o limão seria o siciliano (amarelinho) e o açúcar em pó é o açúcar de confeiteiro!

 


Olha isso aqui...


  • Na receita MINITARTES DE LIMÃO E FRAMBOESAS – na lista de ingredientes da “Coalhada de Limão” o texto diz: 1 ovo L (o que é ovo L?) ?????????
    No texto COMO FAZER diz: “Num tachinho de fundo espesso junte os ovos ao açúcar, mexa bem e junte o sumo de limão, unindo tudo muito bem.
    AFINAL, é UM OVO ou MAIS DE UM OVO, se mais de um ovo, quantos serias?
    Obrigada pelo esclarecimento. Zelia Ferreira

  • quantos seriam? OBS.: consertando o texto. Obrigada.