Risoto de cogumelo paris

Essa receita de Risoto de cogumelo paris é para aqueles dias que você quer comer bem, mas sem carne.

Risoto de cogumelo paris
Esse risoto de cogumelos é simplesmente perfeito, além de fácil de fazer!

Versatilidade e facilidade em forma de comida

Eu sou uma viciada em risoto! Além de ser uma comida super gostosinha, é super versátil! Afinal, você pode fazer em uma única panela e com os ingredientes que preferir! Definitivamente este risoto de cogumelo paris pode ficar melhor do que aqueles que você come em restaurantes por aí!

Cogumelos: um ingrediente para incluir no seu dia a dia

É provável que a maioria das pessoas conheça aquele cogumelo vendido em conserva, que, muitas vezes acompanha um estrogonofe. Se esse é o seu caso, gostaria de informar que você nunca provou cogumelo.

Tanto a textura como sabor do cogumelo fresco pouco se assemelha a versão em conserva.

Além disso, existem uma enorme variedade de cogumelos para você testar os que você mais gosta. Eu, por exemplo, na hora de fazer esse risoto tenho preferência pelos seguintes tipos:

  • Paris: É desse tipo de cogumelo que é feito o champignon em conserva. Tem o sabor suave e a coloração mais clara;
  • Shitake: Geralmente tem o formato um pouco maior e achatado, tem sabor mais presente e fica delicioso combinado com manteiga;
  • Portobelo: Com a coloração um pouco mais escura, tem uma textura mais firme, por isso, é uma ótima opção para quem busca uma textura mais próxima da carne.

Mas, reforço, você pode usar outros tipos, assim como um mix de diferentes tipos de cogumelos. Além disso, para quem consome carne, esse risoto é uma ótima opção para acompanhar uma carne grelhada.

Vem conferir a receita do Risoto de cogumelo paris!

Risoto de cogumelo paris
Yield: 4 porções

Risoto de cogumelo paris

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 35 minutes

Delicioso, fácil de fazer e muito cremoso, esse risoto de cogumelos é uma ótima opção para quando você quer uma receita prática para impressionar.

Ingredients

  • 1 xícara de arroz arbóreo;
  • 3 xícaras de caldo de legumes;
  • 1 cebola pequena;
  • 150g de cogumelo paris;
  • 200g de queijo grana padano ou parmesão;
  • ½ xícara de vinho branco;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

Instructions

  1. Limpe bem os seus cogumelos paris com um pano limpo e úmido. Nunca lave, pois eles absorvem muita água e podem acabar ficando molengos e sem gosto;
  2. Depois disso, em uma panela, refogue a cebola cortada em cubos pequenos em um fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, adicione o cogumelo paris cortado em fatias finas e refogue tudo até que os cogumelos comecem a escurecer;
  3. Reserve o refogado e na mesma panela, adicione o arroz e deixe fritar um pouquinho;
  4. Posteriormente, adicione o vinho e quando ele começar a reduzir, vá adicionando aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre. O ideal é adicionar o caldo aos poucos, para que você não chegue no ponto do arroz e tenha muito caldo na panela, mas é importante que ainda fique um pouco para deixar o risoto bem cremoso;
  5. Quando o arroz estiver bem macio, adicione o refogado de cogumelo e a manteiga. Para finalizar, adicione o queijo ralado e sirva logo em seguida.

Quer conferir outras receitas de risoto?

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

9 comments on “Risoto de cogumelo paris”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *