brioche amanteigado

Aqui em casa somos simplesmente apaixonados por pão caseiro, mais ainda, alucinados por pães caseiros quentinho com uma super camada de manteiga. Pra nós, essa é a melhor forma de saber se o resultado da nossa receita deu certo!

E uma dessas receitas que não saia da nossa cabeça era o tal do brioche. Desde criança simplesmente amo esse pãozinho macio e amanteigado. E o rafa, o padeiro oficial, foi para a cozinha fazer sua mágica! O resultado? um pão extremamente fofinho e leve, e muito, muito delicioso.

Um dos segredinhos foi usar uma boa manteiga, e para essa receita escolhemos a Lurpak (gente, sério, e deliciosa, não dá vontade de parar de comer!).

brioche amanteigado 2

Se você tem uma máquina de pão, basta adicionar todos os ingredientes líquidos primeiro e logo após os secos. O ideal é deixa apenas a massa sovar na máquina e deixar no formato que decidir e assar fora dela.

Caso você vá fazer mão, anote a receita: comece misturando 1/2 xícara de água morna, 2 colheres de sopa de açúcar e 8g de fermento biológico seco. Deixe essa misturar descansar por aproximadamente 30 min ou até que o volume dela dobre de tamanho. Agora é hora de colocar a mão na massa! Em uma bancada bem limpinha, adicione 500g de farinha de trigo e faça um buraco no meio, então adicione 100g de manteiga Lurpak com sal, cortada em cubos, 2 ovos em temperatura ambiente, 1/4 de colher de chá de sal e aos pouquinhos vá adicionando a mistura do fermento. A massa precisa ficar bem homogênea, desgrudando da mão e bem branquinha! Por isso força ;-)

Deixe a massa descansar em um lugar quentinho e longe de vento, por aproximadamente 1h, ou até que dobre de tamanho. Depois desse tempo é só colocar no formato que você vai querer fazer seu pão, pincelar com ovo por cima (por aqui escolhemos o formato “pão de forma” e untamos e enfarinhamos uma forma de aproximadamente 26X12cm) e deixar crescer por mais 15 min.

Depois foi levar ao forno pré-aquecido e em temperatura de aproximadamente 200 graus por 30 min. Tente resistir ao cheirinho maravilhoso que vai invadir a casa e deixe esfriar bem para ficar fácil de cortar!

brioche amanteigado1

E são esses momentos tão simples que fazem a nossa felicidade: pão quentinho e super cheiroso, com muita manteiga por cima!

artigo-patrocinado-300x54

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

1 comment on “brioche amanteigado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *