bolo de agrião e azeite

há tempos eu vejo blogs portugueses e tenho vontade de fazer um intercâmbio. duas pátrias com tanta ligação, com a mesma lingua, mas com tantas diferenças… e eu ficava espiando sem coragem de fazer um convite. até que um dia eu resolvi mandar uma mensagem e quem me respondeu foi a Teresa, uma fofa, que faz fotos lindas e que mantém seu blog desde 2004. e ela disse sim! e agora, volta e meia vamos ter receitinhas de além mar <3 

e eu vou parar de falar, afinal esse espaço agora é dela! obrigada Teresa, por trazer uma outra cultura tão rica para esse nosso espaço e dividir um pouquinho do que você faz no Lume Brando com a gente!

bolo_agriao_mix4

bolo_agriao_mix2

“Sempre gostei de tudo o que está relacionado com a cozinha, desde os livros de receitas aos utensílios e às loiças, passando pelo próprio ato de cozinhar (e de comer). Esta paixão talvez tenha sido influenciada pela família, onde sempre se valorizou a comida caseira e as festas ‘faça você mesmo’.

Criar o blog não foi algo muito pensado ou planeado, mas hoje em dia, cozinhar, fotografar e publicar uma nova receita no Lume Brando, é das tarefas que me deixam mais entusiasmada.

Adoro a componente de partilha que os blogs de cozinha possibilitam e tenho conhecido pessoas fantásticas e cheias de talento graças a este interesse comum. Infelizmente, nem todas tenho o prazer de conhecer pessoalmente, como é o caso da Camilla, que me fez este simpático convite: o de contribuir com algumas receitas, vindas do outro lado do Atlântico, para a sua bonita e apetitosa “panela”. Obrigada, Cami!

Este bolo é uma adaptação de uma receita que me foi dada por uma colega de trabalho (no tempo em que eu era redatora numa agência de publicidade) e é uma agradável surpresa, à vista e ao paladar. É um bolo mais saudável do que os das receitas tradicionais, pois para além do açúcar amarelo, é feito com azeite e agrião. E se pensam que o bolo vai ficar com um sabor estranho devido ao legume verde, desenganem-se: é delicioso!

Espero que gostem e que esta seja apenas a primeira receita desta saboroso intercâmbio luso- brasileiro. Eu já estou de olho em muitas receitas da Cami!

bolo_agriao_mix3

BOLO DE AGRIÃO E AZEITE

4 ovos
150 g de agrião (1 embalagem de agrião pré-lavado, pronto a consumir)
140 ml de azeite virgem extra suave ou frutado (com pouca acidez)
2 xícaras mal cheias de açúcar amarelo
2 xícaras de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
Açúcar em pó (opcional)

xícara-medida = 250 ml de capacidade 

Pré-aquecer o forno nos 180º.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de buraco (ou outra).
Num robot de cozinha ou liquidificador, triturar os agriões juntamente com as gemas e o azeite.
Juntar o açúcar e bater mais um pouco.
Transferir para uma taça grande e adicionar a farinha e o fermento.
Bater as claras em castelo e juntar ao preparado anterior.
Levar ao forno cerca de 50 minutos ou até um palito sair seco do seu interior.
Retirar, esperar alguns minutos e desenformar com cuidado.
Deixar arrefecer totalmente e, antes de servir, polvilhar com açúcar em pó.”

Obs: você pode usar açúcar mascavo ou demerara no lugar do açúcar amarelo.

lume-brando

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “bolo de agrião e azeite”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *