Pão de cenoura

Um pão fofinho para você se deliciar

É provável que depois de experimentar esse pão de cenoura, você vá perceber o quanto é maravilhoso fazer pão caseiro. Isso porque a mágica de fazer seu próprio pão é um caminho sem volta.

Pão de cenoura - naminhapanela.com

Pão para hambúrguer e sanduíches

Inegavelmente sou viciada em pão quentinho e com manteiga derretendo! E esse pão é perfeito para deixar o seu hambúrguer caseiro ou sanduíche ainda mais gostosos.

Fofinho, com a cor vibrante e ao mesmo tempo com um modo de preparo relativamente fácil a gente já repetiu essa receitas inúmeras vezes por aqui.

Como preparar a sua massa

Você pode preparar sua massa de 3 maneiras: sovando à mão, usando uma batedeira planetária, assim como usando a máquina de pão.

Para quem tem máquina de pão é só colocar todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos. Você pode escolher só preparar a massa ou fazer todo o processo nela, porém se resolver assar na própria máquina, ficará mais parecido com um pão de forma.

Caso decida assar em outro formato é importante respeitar o tempo de crescimento após separar a sua massa.

Contudo, se você quer usar uma batedeira para fazer seu pão é muito importante que ela seja do modelo planetário, já que é a única que aguenta bater massa de pão.

Receita Pão de Cenoura

Pão de cenoura - naminhapanela.com

Pão de cenoura
Yield: 7 pães grandes

Pão de cenoura

Prep Time: 2 hours
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 2 hours 40 minutes

Receita de pão de cenoura fofinho e delicioso

Ingredients

  • 2 colheres de chá de fermento biológico em pó;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 xícara de água morna;
  • 2 xícaras de semolina de trigo;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa e meia de manteiga;
  • 1/2 xícara de purê de cenoura;
  • 1 colher de chá de sal.

Instructions

  1. Comece misturando o fermento biológico em pó (aquele para pães), o açúcar e a água até formar uma massa uniforme. Cubra e deixe em um lugar protegido de luz e vento por 1h;
  2. Em seguida, em uma tigela grande, adicione a semolina de trigo, a farinha de trigo, a manteiga e o purê de cenoura. Misture bem e então adicione a mistura do fermento e misture por mais alguns minutos;
  3. Logo após, adicione o sal e sove bem a massa;
  4. Deixe a massa crescer por aproximadamente 1h ou até que dobre de tamanho protegida de luz e vento;
  5. Em seguida, coloque sua massa no formato que preferir, pincele com a mistura de 1 gema e 1 colher de sopa de água, salpique com gergelim (se quiser) e deixe crescer por mais 30 min;
  6. Na hora de assar, pré aqueça seu forno e antes de colocar seu pãozinho, espirre um pouco de água nas paredes do forno. Isso cria uma umidade e vai deixar a casquinha do seu pão mais fininha. Use a temperatura média, até eles ficarem levemente douradinhos por cima e por baixo.

Dicas para um pão perfeito

  • Deixe a massa ficar mais úmida, assim os pãezinhos ficam mais levinhos. Mas, se for sovar a mão você pode ter um pouco mais de trabalho de trabalhar a massa;
  • É provável que você já queira comer assim que sair do forno, mas segure a vontade e deixe ele esfriar só um pouquinho antes de servir tá?
  • Essa receita rendeu 7 pães bem grandes, caso prefira, faça só metade, já que o ideal é come-los mais frescos;
  • A semolina, com toda a certeza,  deixa essa massa super leve, mas se você não achar, pode usar só farinha de trigo;
  • O purê de cenouras deve estar mais para frio quando você adicionar ele na mistura.

Outros pães deliciosos

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Pão de cenoura


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

13 comments on “Pão de cenoura”

O purê de cenoura leva um pouco de leite ou só a cenoura cozida no mixer?
Comecei a acompanhar seu blog e estou adorando as receitas e os textos, sou da turma do pão caseiro como seu esposo e vou testar essa e o Pão Australiano.

Cami! Me diga uma coisa, se eu colocar na máquina de pão, eu tenho que fazer o liquido com o fermento? e o purê entra como líquido?
Beijos!!!

Queridos lindos blog. estou saboreando os biscoitos rapidinhos, demais só 3 ingredientes. minha neta me ajudou, rimos muito,foi otimo,
tenho uma querida amiga que tem intolerancia, comprovada por exames de glutem e lactose, sera que da pra substituir as farinha por maisena e amido de milho? Otimo que é com agua, minha mae fazia tambem, pão com agua morna e ficava uma delicia.amo cenoura. mas acho que com abobora tambem fica muito bom .

Caso eu não encontre essa semolina e faça só com a farinha,eu dobro a quantidade, ou seja, coloco 4 xícaras de farinha? E qual a medida da xícara? 240ml?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *