Molho barbecue BBQ

Essa receita de molho barbecue BBQ é pra vc que está na fase viciado em hamburguer, ou até mesmo, ama preparar uma costela em casa, e fica em busca de um bom barbecue para acompanhar as suas carnes.

O rafa mesmo passou um tempo tão viciado que comia com quase tudo! Mas aí você pensa, poxa, será que fazer em casa é tão complicado assim? Não, é mais fácil e gostoso do que você pensa.

Antes de você começar a misturar tudo, devo informar que é viciante, então tente não comer puro :-) além disso, tá aí um ótimo presente! bora reutilizar os potinhos de vidro que sei que você tem guardado por aí, fazer uma embalagem fofinha e sair distribuindo por aí!

molho barbecue
molho barbecue

Bora pra cozinha? não se assuste com a quantidade de ingredientes, são todos fáceis de achar e o trabalho é quase nulo!

 

Receita de molho barbecue BBQ com bbqwhisky apimentado

Em uma panela (fora do fogo) você vai misturar: 1/3 de xícara de catchup, 3/4 de xícara de whisky, 1/2 xícara de molho de tomate, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1/4 xícara de vinagre de vinho branco, 3 colheres de sopa de molho inglês, 1 colher de sopa de alho em flocos, 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de páprica em pó e 1 colher de sopa de pimenta chippotle. misture bem e leve ao fogo bem baixinho e mexendo de vez em quando até o molho engrossar. por aqui, depois de provar, colocamos um pouco mais de pimenta, mas é uma questão de gosto.

Caso seu molho tenha ficado ácido demais, tente acertar com um pouco mais de açúcar ou mel.

Aqui em casa, usamos até 1 semana depois de ter feito e ainda estava perfeito e até mais gostoso, já que os gostos ficaram mais intensos, por isso, nosso conselho é tentar fazer pelo menos 2 dias antes de servir.

Ps: se você, assim como eu, não ingere alcóol, relaxa, ele evapora todinho durante o cozimento e fica só o toque amadeirado.

Ps2: para a pimenta chippotle, eu uso muito a tabasco que é super fácil de achar nos mercados e curto muito também as da DeCabrón que tem algumas opções muito, muito gostosas. (e ó, as indicações não são jabá :-P)

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

5 comments on “Molho barbecue BBQ”

A receita parece ser muito boa e chegou justamente quando eu estava precisando. Acho que já vou testar no próximo final de semana com as costelinhas que comprei semana passada.
Gostaria apenas de dar um alerta sobre o álcool na receita: ele não evapora totalmente durante o cozimento, como a maioria das pessoas pensa. O departamento de agricultura americano, juntamente com duas universidades de lá, fizeram um estudo em 1992 e descobriram que mais de 1/3 do álcool colocado na comida continua lá se o cozimento durar menos de 30 minutos. Este link (em inglês) conta mais sobre isso: http://www.todayifoundout.com/index.php/2011/11/alcohol-doesnt-really-cook-out-of-food-in-most-cases/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *