bolo de ganache de chocolate

esse post começa um pouquinho diferente! vá direto para a parte da receita, anota, faz e depois volta aqui! ahh chama umas pessoas queridas pra comer com você e aí sim, termine de ler esse texto!

 

Mia Couto, um escritor moçambicano incrível, diz que “cozinhar é um modo de amar os outros” e não poderia concordar mais! estamos vivendo numa vida cada dia mais louca, onde as pessoas tem a necessidade de compartilhar todos os momentos da sua vida no mundo virtual, e muitas vezes esquecem que a vida boa mesmo é a real!  vento no rosto, sentir a areia no pé, abraços apertados, pessoas que te fazem esquecer do tempo e cheiro de bolo saindo do forno para um lanche com as pessoas que a gente ama.

é engraçado como pra mim, bolo é uma referência de carinho! você precisa colocar amor ali, carinho e cuidado! e tem coisa melhor do que sentar sem pressa para comer um bolinho acompanhado com o cheirinho de café junto com quem a gente quer bem?

por isso, aqui em casa, ultimamente tem saído muitos bolos como uma forma de fazer carinho, de demonstrar amor em forma de comida, seja para celebrar momentos bons, mesmo que simples, ou fazer um mimo nos dias meio esquisitos.

bolo de ganache de chocolate 2

e esse bolinho é amor puro! ele forma uma casquinha por cima, e fica molhadinho, fofinho, leve! e o cheirinho que invade a casa inteira? é amor demais!

você vai começar fazendo um ganache. e escolhi o chocolate meio amargo, mas se você é mais formiguinha, pode optar pelo ao leite. se você ainda não é super craque no ganache, anota aí: você vai derreter 150g de chocolate e depois misturar 200ml de creme de leite. deixe essa mistura esfriar bem antes de começar a fazer o bolo.

agora é hora de adicionar ao ganache, 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar e misturar beemmm!!! por último, 1/2 colher de sopa de fermento para bolos. a massa fica bem densa!

unte uma forma com manteiga e chocolate em pó e leve ao forno, em temperatura média, pro aproximadamente 40 min, ou até passar no teste do palitinho. se segura e deixe ele esfriar bem antes de cortar o primeiro pedaço!

e na hora de fazer a foto ainda perguntei pro rafa: que tal uma calda? e ele respondeu: não, deixe ele simples assim, porque simples também é tão bom… e assim um casal que nunca foi muito fã de bolo de chocolate ganhou um queridinho <3

ps: gosto de fazer meus bolos sem muito açúcar, assim não fica super enjoativo, então, se você preferir adicione um pouco mais de açúcar, além de optar pelo chocolate ao leite.

ps2: se quiser fazer uma calda (brigadeiro nééé??) não coloque mais açúcar, viu??

ps3: tô muito de ps ultimamente :-)

 



Olha isso aqui...