pão de cenoura

sou viciada em pão, quentinho e com manteiga derretendo! e eu tenho em casa (tks God) um marido que acha o máximo inventar misturas e sabores para testar sua habilidade como padeiro (gato)! e dessa vez eu lancei esse desafio: bora fazer um pão de cenoura, daqueles bem laranjinhas? e ele aceitou, e fez, e ficou incrivelmente delicioso.

sei que estamos num momento de caça ao glúten, e acho ótimo que com todo esse foco algumas pessoas tenham descoberto intolerâncias que muitas vezes passavam despercebidas. mas olho meio desconfiada quem corta qualquer coisa da dieta só porque tá todo mundo fazendo! claro que por aqui não comemos pão todos os dias, claro que tentamos buscar uma alimentação mais leve, mas e quem disse que fazer seu pão em casa não pode ser saudável? porque abrir mão de pequenos prazeres, mesmo que de vez em quando? esse pão mesmo, com ele fizemos uma pessoa que ODEIA legumes comer tudinho e no final falar que comeria de novo! e para quem tem criança também é uma ótima dica para incrementar o lanche!

pão de cenoura 2

pão de cenoura 3

por aqui, em 1 final de semana, fizemos essa receita 2 vezes para recebermos amigos e já posso dizer: eu estou viciada! ele fica super leve, fofinho, saboroso e com essa cor linda <3

para quem tem máquina de pão (o que indicamos demais para quem curte um pãozinho caseiro) é só colocar todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos. você pode escolher só preparar a massa ou fazer todo o processo nela.

agora se você curte fazer seu próprio pão no muque, anota aí:

misture 2 colheres de chá de fermento biológico em pó (aquele para pães) e 3 colheres de sopa de açúcar em 1 xícara de água morna. então em um bowl grande, adicione 2 xícaras de semolina de trigo, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa e meia de manteiga e 1/2 xícara de purê de cenoura. por último adicione a mistura do fermento e sove beeeemmmm a massa.

dica do rafa: deixe a massa ficar mais úmida, assim os pãezinhos ficam mais levinhos. e se fizer na mão, tem que sovar com vontade para acordar bem a massa.

deixe a massa crescer por aproximadamente 1h. coloque sua massa no formato que preferir (como aqui era pra acompanhar os hambúrgueres fizemos esse super pão), pincele com a mistura de 1 gema e 1 colher de sopa de água, salpique com gergelim (se quiser) e deixe crescer por mais 30 min.

na hora de assar, pré aqueça seu forno e antes de colocar seu pãozinho, espirre um pouco de água nas paredes do forno, isso cria uma umidade e vai deixar a casquinha do seu pão mais fininha. ahh para assar, use a temperatura média, até eles ficarem levemente douradinhos por cima e por baixo.

segure a vontade e deixe ele esfriar só um pouquinho antes de servir tá?

ps: quem fizer pode mandar um pedacinho pra mim? :-)

ps2: essa receita renderam 7 pães beemm grandes, caso prefira, faça só metade.

ps3: a semolina deixa essa massa super leve, mas se você não achar, pode usar só farinha de trigo

ps4 e último: o purê de cenouras deve estar mais para frio quando você adicionar ele na mistura.

ps5: uma leitora fofa, chamou a atenção sobre a falta de sal, então fui consultar o padeiro aqui de casa e ele falou que pode incluir 1 colher de chá de sal ;-)

 

 


Olha isso aqui...