pão de milho

um homem que arrasa fazendo pão, eu tenho! é simples assim, eu peço e lá vai ele me mimar atendendo aos meus pedidos. isso porque se tem uma coisa que eu simplesmente amo é pão quentinho com manteiga derretendo e quando ele é feito pelo rafa tudo fica muito, muito melhor.

e o meu pedido foi: quero um pão de milho, fofinho e gostoso. e como sou boazinha, anotei tudinho pra passar pra vocês, já que o doidinho vai fazendo de cabeça <3

pão de milho3

por aqui usamos bastante nossa máquina de pão, principalmente pra preparar a massa. se você é louco por pão, super indico (não é jabá não, juro)! mas calma, dá pra fazer na mão também! para facilitar vou passar o modo de preparo para ser feito manualmente, quem tiver a máquina é só colocar todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos e deixar a máquina fazer o resto.

comece misturando 50 ml de leite morno com 5g de fermento para pão e 2 colheres de sopa de açúcar. deixe essa mistura crescer até dobrar de volume. então, em um bowl grande adicione 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de milho, 200ml de leite de coco, 1 ovo,  1 colher de café de sal e a mistura fermentada. trabalhe bem a massa, e caso seja necessário, adicione um pouco de farinha. mas ó tem que sovar beemmmm para a massa ficar bem elástica e o fermento acordar. então, deixe a massa crescer por 1 hora (sempre dê preferência a deixar a massa em um lugar mais quentinho para esse processo, geralmente por aqui ligamos o forno só pra ele esquentar um pouquinho e depois de desligar deixamos a massa lá dentro. mas cuidado, o forno tem que estar só morno, porque senão sua massa pode começar a assar).

massa crescidinha? agora é hora de colocar no formato que sua imaginação mandar. por aqui foram mini pãezinhos <3 distribuímos as bolinhas em um tabuleiro enfarinhado com fubá, fizemos uns cortes em cima e deixamos descansando até dobrar de tamanho para aí sim levar ao forno em temperatura média até ficar douradinho.

super dica: ele fica mais gostoso e fofinho quando esfria um tantinho…


Olha isso aqui...