Categorias
Acompanhamentos

gratinado de batatas

Quem não é completamente apaixonado por batatinhas que atire a primeira pedra! E essa receita de gratinado de batatas vai entrar pra sua lista de favoritas.

rs… eu sei que não rola comer o tempo todo, mas vamos combinar?

Quando a criatividade tá meio em baixa, geralmente fazer um gratinado de batata salva qualquer almoço de domingo com a família né?

só não sei como até hoje não tinha pensando em fazer um super gratinado juntando os 3 tipos de batatas mais amados!! e ficou uma delicinha, além de super diferente! sem contar que esse gratinado combina com carne, peixe ou frango e ainda pode ser feito em porções individuais e servir de entradinha naquele dia que você resolve caprichar num jantar completão!

gratinado de batatas

E a verdade é que essa receita só tem 1 grande segredo! anota aí

Comece cortando 1 batata doce, 1 batata baroa e 1 batata inglesa de tamanho médio, em rodelas não muito finas e leve para cozinhar no vapor (eu uso minha cuscuzeira para isso, rs…).

Cozinhando assim você não deixa as batatas encharcadas de água e além delas ficarem mais gostosas, não tem perigo delas deixarem seu gratinado lindo aguado.

Batatinhas prontas? é untar uma forma com um tiquinho de manteiga e começar a intercalar 1 camada de cada batata com com queijo muçarela ralada (cerca de 150g). na última camada, você vai adicionar um creme feito com a mistura de  1 copo de requeijão, 1 xícara de salsa picada, 1/2 caixa de creme de leite (100g) e 50g de parmesão.

Aí é só levar ao forno para gratinar e servir bem quentinho!

Ps1: as batatas devem ficar bem firmes para que elas não desmanchem no forno.

Ps2: odeio escrever muçarela! rs…

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

3 respostas em “gratinado de batatas”

Que delícia! Adorei a idéia de misturar três tipos de batata. Também aprendi a dica de misturar o requeijão com o creme de leite… Muito boa! Quanto à mussarela, ops, muçarela, também acho esquisitíssimo, acho que é a terceira vez que escrevo assim…fazer o quê? Vivendo e aprendendo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.