bruschetta de brie

para receber os amigos, como entradinha de um jantar, para acompanhar as biritas da sexta à noite ou pra matar a fome de um finalzinho de domingo, a bruschetta pra mim é uma dessas comidas honestas que são multifacetas, porque além de servirem para todas as ocasiões ainda podem ser feitas de mil e uma maneiras. 

e por isso mesmo, vou confessar pra vocês: quando vou em um restaurante e a bruschetta não é no mínimo honesta tenho vontade de levantar e ir embora. porque gente é tão simples e você já pode ganhar aí o seu cliente! quando digo honesta é ter um pão crocante por fora, mas macio por dentro e com um sabor simples, mas irresistivelmente gostoso. mesmo quando os ingredientes não são tão elaborados assim.

aí que tinha um brie perdido na geladeira que ia servir para um queijos e vinhos e pensei, mas pô chato essa coisa de brie ser quase sempre feito da mesma forma, do coitado ser quase um romeu e julieta com o damasco ou geleias. e decidi que ele iria era virar bruschetta e sem nada doce! e foi assim…

não é uma receita, mas sim algumas dicas, certo??

escolha um pão bacana! nós fomos em um italiano, bastante carnudo por dentro. e pra começar você deve cortar 1 dente de alho no meio e dar uma esfregada no pão… isso pode parecer pouca coisa, mas faz toda a diferença! por cima pedaços generosos do brie e forno! enquanto isso você vai cortando uns tomatinhos bem vermelhinhos e temperando com bastante azeite, um pouquinho de vinagre balsâmico e sal. por aqui ainda colocamos uma pitadinha daquele alho frito, pq amaammooss o gostinho de alho na bruschetta :-)

quando o pão já estiver crocante e seus queijinhos derretendo, retire do forno, coloque os tomatinhos por cima e prontinho!

simples, rápido e muito gostoso!

bruschetta de brie2

ps: não coloquei as medidas, já que vai depender da quantidade que você for fazer!


Olha isso aqui...


  • gabis

    Bruschetta com brie, doce ou salgada fica sempre uma delícia. Uma coisa que eu costumo fazer é amassar um ou dois dentes de alho e deixá-los marinando no azeite por pelo menos 1hr antes de utilizar na bruschetta. O azeite pega bem o gosto e o perfume do alho e fica ótimo!
    Essa receita também é muito boa: https://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Bruschettas_de_Queijo_Brie_e_Uva.aspx

    • cami

      Obrigada pela dica Gabis!