creme de batata com gruyère

quer fazer um programinha diferente? chama os amigos e monta um super desafio de harmonizar comidinhas com a bebida que você escolher! garanto diversão garantida desde o momento que você começa a pesquisar o que combina com o que! e a expectativa na hora da primeira garfada acompanhada do primeiro gole! e quando dá certo?? uooowww, é demais!

e nas minhas pesquisas, o que mais leio é que você deve se divertir, não ficar preso no que é certo ou errado, afinal, você pode se surpreender e então, tudo fica mais divertido!

DSCF1854

e foi isso que fizemos dia desses! 3 cervejas para harmonizar, uma refeição a ser criada para acompanhar!

e para a entradinha escolhemos a Witbier harmonizando com esse creminho super leve de batata com gruyère

A Benja

Os meninos da Tropical Cervejaria não se contentaram em colocar os característicos coentro e raspas de laranja nesta Witbier que faz um carinho na sua língua. O grande diferencial desta cerveja, além do nome (em homenagem ao filho de um deles), é trazer a lavanda como um dos seus principais ingredientes, deixando essa cerveja ainda mais gostosa e leve.

Sério, em cada gole dei uma viajada boa… meu corpo estava ali, coladinho no sofá, mas a minha mente…

Opa! De volta ao que interessa: para acompanhar esta belezura, sugerimos sabores mais delicados, frutos do mar, peixes e vegetais. Se quiserem inovar, nada escolham nada muito carregado no tempero.

Uma dica: quando você for beber mais de um tipo de cerveja no mesmo dia, comece pelas mais leves. Desta forma, você conseguirá aproveitar ao máximo cada gotinha.

por Carol, irmazita!

O creme

comece fazendo um caldo de legumes (dá só uma olhada nesse link, porém para essa receita você só vai usar os legumes, não vai deixar dourar muito e não vai precisar engrossar). com o caldo pronto, use o mesmo para cozinhar 1k de batata sem casca até ela ficar bem macia. processe essa mistura para conseguir um creme bem leve. em outra panela refogue 1/2 cabeça de alho, com 2 cebolas picadinhas e um fio de azeite. junte a esse refogado o creme de batata, adicione 200g de queijo gruyère ralado, acerte o sal e deixe cozinhar por mais 5 minutinhos.
na hora de servir salpique um pouco mais de queijo por cima e por aqui ainda usamos o maçarico para deixar uma casquinha crocante! além disso servimos com crouttons.
receita super leve e saborosa e que combinou perfeitamente com a Witbier!
por Diogo, o chef!
banner-post

Olha isso aqui...