tortinha de espinafre

há algum tempo venho tentando buscar uma alimentação mais certinha, nada de radicalismos, mas sempre que posso tento levar uma vida mais saudável, balanceando um pouco melhor minhas comidinhas.  e isso significa não comer frango grelhado com alface todo dia, na verdade muito pelo contrário! o desafio do dia a dia é como ser muuiitttooo criativa combinando os ingredientes certos e ter a garantia de uma comidinha gostosa,  daquela que dá vontade de repetir só um pouquinho, rs…

e então que eu sou apaixonada por espinafre, que é um verdinho super do bem e que eu acho super versátil. e num dia daqueles que você quer uma coisinha diferente para colorir seu prato nasceu essa tortinha. é tão fácil de preparar e fica tão gostosinha que você precisa se controlar para não querer fazer todos os dias (pelo menos era essa a minha vontade, a loka).

e bora pra receita que é fácil e rápida: misture bem 1/2 xíc. de espinafre cozido e picadinho (às vezes compro o congelado mais natural que tem no mercado pra facilitar minha vida), 1 ovo, 1 colher de sopa bem cheia de creme de ricota e sal a gosto.  então é só dispor em mini forminhas como eu :-) ou colocar em um recipiente, salpicar um tantinho de chia e levar ao forno médio por cerca de 20min ou até que que ele fique estufadinho.

torta_espinafre

[alert_box close=”yes”]

ps1: eu usei forminhas de silicone e não precisei usar nenhum tipo de gordura para untar…

[/alert_box]

[alert_box close=”yes”]

ps2: rende o suficiente para 1 pessoa comer bem como acompanhamento (no meu caso 3 tortinhas), então se quiser fazer uma quantidade maior é só dobrar, triplicar a receita

[/alert_box]

[alert_box close=”yes”]

ps3: você ainda pode incrementar com um frango desfiado ou até mesmo um peito de perú, aí quase deixa de ser acompanhamento para virar prato principal né?

[/alert_box]

[alert_box close=”yes”]

ps4 e último: tô viciada, faço toda semana, rs…

[/alert_box]

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

19 comments on “tortinha de espinafre”

Gente, não acredito que fica fofinho assim sem levar farinha de trigo nem nada!! Amei a praticidade e a versatilidade dessa receita. Dá pra botar uns pedacinhos de queijo na massa ou em cima pra gratinar, quiça até trocar o espinafre por cenoura ou brócolis picadinho. Muito bom mesmo!

Acabei de fazer! Coloquei frango desfiado, azeitonas picadinhas (pra agradar o maridinho), e tripliquei a receita!! Fiz num recipiente de vidro. Fiquei com medo de mudar tanto de uma vez só! Mas ficou uma delícia!! Nao ficou fofinho como na foto, com aaparência de bolo. Ficou tipo um quiche, mas sem a massinha de baixo rs. Acho que o frango deve ter soltado alguma aguinha. Mas ficou deliciosa!!! Parabéns!!

Sensacional! Obrigada por compartilhar.
Confesso que troquei o creme de ricota por requeijão e acrescentei cebola e quinoa em flocos. Ficou uma delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *