lasanha mexicana

sou extremamente viciada em comidinhas apimentadas, daquelas que deixam a boca ardendo… pimenta é uma coisa que não pode faltar aqui em casa, de todos os tipos, tem sempre uma prateleira para elas. e deve ser por isso que tenho uma quedinha especial pelas receitas mexicanas.

e minha irmã sabendo disso foi pra cozinha e preparou essa receita. simples, mas extremamente gostosa!!! se você não é tão fã de pimenta pode dar um diminuidinha de leve, mas vai por mim, a batata (sim, substituímos a massa por batatinhas) dá uma cortada e deixa esse prato perfeito!

lasanha mexicana2

comece cozinhando cerca de 700g de batata já descascada e cortada em rodelas não tão finas até elas ficarem bem firmes.

enquanto isso você vai preparar os dois molhos:

o molho vermelho apimentadinho

comece refogando 2 dentes de alho junto com 1 fio de azeite e quando estiver moreninho adicione 1 cebola grande cortada em cubos pequenos. quando a cebola começar a ficar transparente acrescente 700g de carne moída, pimenta do reino a gosto,sal e 1/2 colher de café de canela em pó. quando a carne já estiver bem cozida é hora de adicionar cerca de 700g de molho de tomate. a ideia é que o molho fique bem grossinho, por isso, se for o caso, vai colocando o molho aos pouquinhos. para finalizar, adicione a pimenta. por aqui escolhemos uma defumada da tabasco (não é jabá, rs…) que é deliciosa e deixa um gostinho especial #ficaadica

o molho branco livremente inspirado no sour cream

para dar uma quebrada no intenso molho vermelho você vai derreter 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela e adicionar 350g de creme de ricota, 1 copo de requeijão e o suco de 2 limões até formar um creme uniforme.

para montar é aquele esquema: 1 camada de batata, 1 de molho de tomate, 1 de molho branco e por último 1 camada de queijo (para a receita toda usamos 200g de queijo prato e 100g de queijo cheedar). e então é só levar ao forno para gratinar e se deliciar na primeira garfada!

ahhh, essa receita rende bastante, ótima para um almoço em família ou jantar com os amigos. mas caso você queira fazer para um jantarzinho a dois, vale fazer só metade ;-)


Olha isso aqui...