fbpx

gratinado de bacalhau com grão de bico

eu tava em busca de uma receita de bacalhau diferente, pra fugir do básico, fugir das batatinhas. e fui juntando uma referência ali outra aqui e resultou nesse gratinado de comer, repetir e depois raspar o tabuleiro, porque afinal não curtimos desperdícios, rs…

a primeira inspiração foi essa massa de grão de bico que quando a Jú do Pitadinha colocou no ar me deixou sedenta de ir pra cozinha e testar. a segunda, foi que eu curto a história do bacalhau com um toque mais cremoso. sei lá acho que combina super bem sabe. e assim, surgiu essa receitinha!

e a gente fez assim…

DSCF1235[1]

você vai começar processando (eu usei o mixer) 2 xícaras de grão de bico já cozido com um tantinho da água do próprio cozimento (ou se você é phyna e tem um caldo de legumes esperto à sua disposição, também deve ficar mara). vá colocando a água aos pouquinhos, até formar uma massa mais grossinha e fácil de cobrir o refratário.  então, você vai refogar  1 cebola grande com bastante azeite (daquele bom) e quando a cebola estiver bem macia, vai adicionar cerca de  800g de bacalhau já desalgado e desfiado. por último, você vai fazer o creme, que nada mais é do que 250g de creme de ricota, com 50g de queijo parmesão ralado, uma pitada de pimenta do reino e eu curto muito adicionar ainda uma cebola, alho e salsa desidratada.

para montar escolhi fazer porções individuais, só porque fica fofo <3  primeiro uma base da massa de grão de bico, depois uma camada generosa de bacalhau refogado e por último o creme. aí é só levar pra gratinar até ficar bem douradinho e se deliciar!!!

fica tão levinho, tão gostoso e dá tão pouco trabalho que garanto que você não só vai repetir várias vezes, como vai querer adaptar o recheio com frango, carne, legumes cozidos e o que mais a sua imaginação mandar #ficaadica

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 20 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comments
  • Elaine
    abril 22, 2014

    Huuummmm!! Parece ser uma delícia!

  • Patricia
    maio 1, 2014

    Que delícia de receita, e que alegria em ver que estão voltando!
    Nós leitores sentimos saudades!
    Bjs!!

  • Natália
    maio 13, 2014

    Não sou mt fã de bacalhau, mas parece saboroso! rs
    Uma dúvida gigaaante: Como faz para gratinar?? Nunca consigo gratinar minhas receitas. Aguardo resposta. Obgd

    • cami
      maio 21, 2014

      nat… tem alguns fornos q tem essa função… aqueles forninhos elétricos são perfeitos pra isso, mas tem vezes que coloco na prateleira mais alta do forno e super gratina ;-)

  • Camila
    maio 14, 2014

    Foi justamente o que fiz, adaptei com frango e servi como entrada no almoço, mas aí usei umas panelinhas menores que achei naratinhas no Walmart usando cupom desconto Walmart . Sucesso absoluto! Obrigada por compartilhar com a gente.

    • cami
      maio 21, 2014

      deve ter ficado uma delíciaaa :-)

  • Ariane
    janeiro 15, 2019

    Eu adorei o gratinado de bacalhau com grão de bico que minha cunhada Beth fez para o ano novo de 2018.
    Parabens.
    Já imprimi a receita.

Anterior
torta brownie sem farinha com brigadeiro de limão
gratinado de bacalhau com grão de bico