gratinado de bacalhau com grão de bico

eu tava em busca de uma receita de bacalhau diferente, pra fugir do básico, fugir das batatinhas. e fui juntando uma referência ali outra aqui e resultou nesse gratinado de comer, repetir e depois raspar o tabuleiro, porque afinal não curtimos desperdícios, rs…

a primeira inspiração foi essa massa de grão de bico que quando a Jú do Pitadinha colocou no ar me deixou sedenta de ir pra cozinha e testar. a segunda, foi que eu curto a história do bacalhau com um toque mais cremoso. sei lá acho que combina super bem sabe. e assim, surgiu essa receitinha!

e a gente fez assim…

DSCF1235[1]

você vai começar processando (eu usei o mixer) 2 xícaras de grão de bico já cozido com um tantinho da água do próprio cozimento (ou se você é phyna e tem um caldo de legumes esperto à sua disposição, também deve ficar mara). vá colocando a água aos pouquinhos, até formar uma massa mais grossinha e fácil de cobrir o refratário.  então, você vai refogar  1 cebola grande com bastante azeite (daquele bom) e quando a cebola estiver bem macia, vai adicionar cerca de  800g de bacalhau já desalgado e desfiado. por último, você vai fazer o creme, que nada mais é do que 250g de creme de ricota, com 50g de queijo parmesão ralado, uma pitada de pimenta do reino e eu curto muito adicionar ainda uma cebola, alho e salsa desidratada.

para montar escolhi fazer porções individuais, só porque fica fofo <3  primeiro uma base da massa de grão de bico, depois uma camada generosa de bacalhau refogado e por último o creme. aí é só levar pra gratinar até ficar bem douradinho e se deliciar!!!

fica tão levinho, tão gostoso e dá tão pouco trabalho que garanto que você não só vai repetir várias vezes, como vai querer adaptar o recheio com frango, carne, legumes cozidos e o que mais a sua imaginação mandar #ficaadica

 


Olha isso aqui...