Categorias
Risotos

risoto de abóbora

Hoje a receita é essa maravilha aí da foto, um risoto de abóbora fácil de preparar e que fica uma delícia.

Comece descascando 1kg de abóbora, corte em cubinhos, distribua em um tabuleiro e tempere com 4 colheres de sopa de azeite, sal a gosto e pimenta do reino moída na hora. Cubra o tabuleiro com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por 30 minutos.

Prepare cerca de 1,5L de caldo de legumes, se estiver com preguiça é só dissolver 2 tabletes de caldo de legumes na água, deixe o caldo ferver e pronto. Enquanto a abóbora assa, você vai começar a preparar o arroz para o risoto. Refogue 1 cebola média com um pouco de azeite até que elas fiquem transparentes, acrescente 2 xícaras de arroz arbóreo (risoto tem que ser feito com arroz arbóreo, só assim ele vai ficar cremosinho) refogue o arroz por 2 minutos. Adicione 1/2 xícara de vinho branco, agora é que o amido do arroz vai ser liberado e ele começa a ficar cremoso. Assim que o vinho secar adicione 1 concha do caldo de legumes, deixe secar e repita isso até que o arroz fique macio, porém aldente. A última vez que você adicionar o caldo de legumes não deixe secar totalmente para o risoto não ficar seco.

Arroz pronto, agora é só retirar a abóbora do forno e misturar ela no arroz, você vai ver que a abóbora começa  a se desmanchar e o arroz vai ganhando um cor linda.

Para finalizar adicione 4 colheres de sopa de queijo parmesão e 1 colher de sopa de manteiga mexa um pouco e sirva a seguir.

E está pronto um risoto delicioso e cremoso.

Por Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

11 respostas em “risoto de abóbora”

Faz tempo minha filha pede um risoto de abóbora, vim direto aqui pq suas receitas são ótimas, simples e deliciosas…
Hj o almoço vai ser esse..
Bjs e obrigada por compartilhar suas maravilhas…

Oi Camilla

Sou nova por aqui e adorei seu site, gostaria de saber qual a medida de xícara que vc usa em suas receitas, é de 240ml ou de 200ml?
Ahh achei linda a foto de vcs.
Obrigada.

JA FIZ ESSE RISOTO, SÓ QUE EU COLOCO 1 XICARA DE BACOM FRITO SEM A PELE , E CORTADO EM QUADRADINHOS BEM PEQUENOS. FICOU MARAVILHOSO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile