risoto de abóbora

Hoje a receita é essa maravilha aí da foto, um risoto de abóbora fácil de preparar e que fica uma delícia.

Comece descascando 1kg de abóbora, corte em cubinhos, distribua em um tabuleiro e tempere com 4 colheres de sopa de azeite, sal a gosto e pimenta do reino moída na hora. Cubra o tabuleiro com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por 30 minutos.

Prepare cerca de 1,5L de caldo de legumes, se estiver com preguiça é só dissolver 2 tabletes de caldo de legumes na água, deixe o caldo ferver e pronto. Enquanto a abóbora assa, você vai começar a preparar o arroz para o risoto. Refogue 1 cebola média com um pouco de azeite até que elas fiquem transparentes, acrescente 2 xícaras de arroz arbóreo (risoto tem que ser feito com arroz arbóreo, só assim ele vai ficar cremosinho) refogue o arroz por 2 minutos. Adicione 1/2 xícara de vinho branco, agora é que o amido do arroz vai ser liberado e ele começa a ficar cremoso. Assim que o vinho secar adicione 1 concha do caldo de legumes, deixe secar e repita isso até que o arroz fique macio, porém aldente. A última vez que você adicionar o caldo de legumes não deixe secar totalmente para o risoto não ficar seco.

Arroz pronto, agora é só retirar a abóbora do forno e misturar ela no arroz, você vai ver que a abóbora começa  a se desmanchar e o arroz vai ganhando um cor linda.

Para finalizar adicione 4 colheres de sopa de queijo parmesão e 1 colher de sopa de manteiga mexa um pouco e sirva a seguir.

E está pronto um risoto delicioso e cremoso.

IMG_5729


Olha isso aqui...