escondidinho de bacalhau e batata doce

ô coisinha gostosa é escondidinho né não? só de ouvir esse nome eu já penso: deve ser bom! e então num desses domingos decidimos inventar um diferente e claro foi aprovado por toda família que comeu feliz!

já de primeira quis abandonar a batata normal, afinal se a gente queria fazer algo diferente vamos fugir do clichê batata inglesa/aipim! e a escolhida foi a batata doce!!! posso dizer? amoooo batata doce, desde criança! e acho que ela muitas vezes é injustiçada tadinha, quase não aparece nas receitinhas, mas eu dou valor a ela!

comecei dessalgando 1k de bacalhau e desfiando ele todinho. enquanto isso, cozinhei 700g de batata doce até ficar beeemmm macia a ponto de amassar com facilidade. então, refogue 1 cebola grande junto com bastante azeite até a cebola estar quase transparente, adicione então o bacalhau desfiado e dessalgado e pimenta moída na hora a gosto… forre uma travessa com essa mistura (se gostar, adicione ainda umas azeitonas). para esconder o bacalhau, você vai fazer um purê com a batata doce, amassando a mesma e adicionando creme de leite ou leite. eu gosto do purê mais grossinho, por isso usei 350ml de creme de leite, acertei o sal e adicionei 1 pitada de noz moscada. se você gosta do creme mais molinho, pode dissolver no leite que fica ótimo! então, você vai colocar o purê por cima do bacalhau, adicionar 1 copo de requeijão para cobrir e por último, salpicar uma camada de farinha de rosca (que fiz processando um pãozinho que estava perdido) com queijo parmesão ralado. aí é levar no forno para gratinar e se deliciar!

IMG_5547

olhando assim pode parecer que são várias etapas, que pode ser difícil, mas garanto que rapidinho fica pronto e você vai arrasar no almoço de família!


Olha isso aqui...


  • Rosangela

    Concordo plenamente com a Talita, você consegue tornar as receitas tão fáceis de serem executadas. Adoro! Amo o seu site! Obrigada por explicar descomplicando.

  • pat

    nham nham, batata doce! acho que eu até dispensaria o bacalhau e comeria o purê purinho.

  • Carol

    Morri… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Elza Scoralick

    Parabéns pelas receitas;faceis,deliciosas!Toda familia adora!

  • Que bom que você voltou com tudo! Mais receitas pra eu testar! :)
    Beijos!

  • Já fiz esse escondidinho com batata baroa (mandioquinha). Ficou muito bom também, o contraste da batata mais doce com o bacalhau salgadinho combinou bastante! Adoro seu blog, beijos!