fbpx

Tortilla de batata, como fica se você se apaixona a primeira mordida por uma receita?

Sorte a minha ter uma cunhadinha expert em tortillas depois de anos morando na Espanha né? E adivinha, já quero de novo!

Engraçado que eu sempre imaginei a tortilla como um super omelete com batatas dentro e putz, não é nada disso… na verdade o gosto de ovo fica bem suave e a mistura resulta em uma textura de torta, que se ninguém te contar você jura que tem bem mais ingredientes, vai no forno e tudo mais…

Mas vamos aos avisos: você vai precisar de um pouco de malemolência para virar a tortilla sem fazer uma super bagunça e vai usar azeite sem dó! mas tudo valerá a pena! e vc pode comer quentinho ou frio… lá na Espanha o pessoal até sanduíche faz com a tal da tortilla!!!

Então você vai começar cortando 6 batatas médias e sem casca em fatias beeemm finas, enquanto isso, em uma frigideira (que você consiga virar num prato) aquece 250 ml de azeite e aos poucos vai colocando as batatas em camadas, aí em fogo médio, você vai deixar a batata cozinhar no azeite, mexendo de vez em quando para ficar tudo por igual… conforme elas forem ficando bem macias, você pode ir quebrando um pouco para que os pedaços de batata fiquem menores. E sim, você vai olhar e pensar “meu deus e isso vai dar certo?

Mas vamos na fé que tudo vai acabar bem, rs… então, você vai retirar as batatas da frigideira e reservar. Agora aproveitando o azeite que está na frigideira você vai dourar 1 cebola grande cortada beemm pequeninha, depois vai adicionar os 5 ovos inteiros batidos , batata que está reservada e 100gr de queijo parmesão ralado, vá misturando e fazendo o formato de disco fritando por 5 minutos até que a parte superior fique consistente, depois disso vem a parte mais difícil, virar a tortilha!

Com o auxílio de um prato você vai virar a tortilha e colocar para fritar o outro lado. Assim que dourar, ela está pronta para servir. É só deixar esfriar por 5 minutos e se apaixonar por essa receita :)

Tortilla de batata

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • fabricia
    janeiro 24, 2013

    Eu moro em Barcelona e meu marido e esperto em tortillas rsrsrsrs…hj me fez uma de alcachofra.Mas eu faço uma de espinafre,cebola e queijo de burgos(referente ao queijo minas ai no Brasil)mas tb pode ser ricota.Fica uma diliiiça.E aqui fazem com infinidades de mistura.

  • Paulo
    janeiro 24, 2013

    Que beleza!

    Só uma dúvida, não entra tempero algum?
    Sal, pimenta preta???

    Parabéns pelo blog.

    Paulo

  • marina vedove
    janeiro 24, 2013

    Que delícia! Com certeza irei fazer. Aqui o pessoal adora pratos a base de batatas e esta receita é perfeita.
    Obrigada Camila e um ótimo 2013 sempre com muita saúde, alegria de viver e receitinhas novinhas em folha. Beijos e fique com Deus.

  • Eliane
    janeiro 24, 2013

    Huuuum Camila,
    eu amooo batata e essa receita ja apaixonei, já vou pensar em fazer hoje essa belezinhaaa, se eu fizer te mostro!

    Seu site é lindooo! amo suas receitas ♥

    Bjoos, eli.

  • Carla
    janeiro 24, 2013

    Esta é uma receita feita com frequência em minha casa. A receita tradicional que meu pai Catalã nos ensinou é de batatas em rodelas com a cebola, preparada da mesma forma. Quando fui para lá, meus primos (mais modernos) fizeram as batatas em cubinhos pequenos, fritaram na frigideira (feito batata frita) mas deixaram o tempo suficiente para que a batata fique dourada e macia. Colocaram na frigideira com embutidos picados e queijo, ficou uma delicia. Eu faço com peito de peru, tomate e queijo picadinho, fica uma delícia. Uma amiga disse que aprendeu a fazer com batatas fritas congeladas, para aqueles dias de preguiça total.
    Eu como sanduiche mas também recomendo com uma salada de acompanhamento. Façam que vale a pena.

  • giovana
    janeiro 27, 2013

    Vou fazer com certeza!!

  • Eliane
    janeiro 28, 2013

    Oieee, eu fiz, obg pela a dica, porque eu simplismente amei, já fiz 2x kkkkk

    Bjoos, eli.

  • Aline Seoane
    janeiro 29, 2013

    Nossa, como é bom ver alguma coisa que nos remete a momentos bons!!! Comi totillas minha vida toda e é sem duvida meu prato preferido… Podem experimentar que tenho certeza que vão amar!!!!

  • Marisa
    janeiro 29, 2013

    A tortilha pode ser comida fria e até no dia seguinte. É o único prato que a batata fica deliciosa no dia seguinte!
    Na Espanha encontrei tortilhas tanto quanto encontramos coxinha em todos as padarias e lanchonetes!

  • Marisa
    janeiro 29, 2013

    Só pra complementar… a sua receita está excelente!

  • Jaqueline
    fevereiro 3, 2013

    Fiz a receita e ficou deliciosa! Parabéns!

  • Izabel
    fevereiro 9, 2013

    Sim Paulo, tem que colocar sal na batata quando você for fritá-la. Pode por um pouquinho de outro tempero de seu agrado, quando bater os ovos. Mas a tortilha tradicional é temperada só com sal. Bom apetite.

  • Cristal
    fevereiro 24, 2013

    Olá!!

    adorei seu blog, muito bonito e as receitas são maravilhosas, logo logo vou preparar-la…
    sucessos

  • arikane
    março 8, 2013

    faço a mesma receita ,mas de forma diferente menos gordura.cozinho as batatas ate ficar num ponto firme,amasso com um garfo ,mas deixo pedaços ,quando frias ,acrescento os ovos e os temperos (sal ,cebola,como estou no brasil cheiro verde)então aceite na frigideira e a fritar o resto e igual.fica delicia,morei 15 ano na espanha e me adaptei melhor a essa forma de fazer

    • rafa
      março 11, 2013

      deve ficar uma delícia também :)

  • Raimunda Caldas
    julho 29, 2014

    Ola, boa tarde!

    Uma delicia essa tortinha, pra quem conhece a Espanha sabe que la tudo vira tortinha…rs!
    Uma dica para virar a tortinha super bem basta usar uma omeleteira, ela pode ser usada dos dois lados e não tem complicação, ma hora de virar, basta fechar e virar a omeleteira sem medo de errar.

    amei sua receita!

    • cami
      agosto 4, 2014

      tô louca pra experimentar a original lá na espanha :-)

Anterior
Torta de maçã
Tortilla de batata